Parte dos clubes da Série A está unida em uma tentativa de mudar o calendário do futebol brasileiro em 2024, com o objetivo de minimizar os possíveis desfalques durante o Campeonato Brasileiro devido à realização da Copa América. Segundo apurou a ESPN, alguns clubes como Flamengo, Botafogo, Athletico-PR, Palmeiras e São Paulo assinaram um documento conjunto que será apresentado à CBF, solicitando a alteração das datas dos jogos previstos para acontecer durante a competição internacional.
O pedido desses clubes é para que a CBF inverta parte das datas de seu calendário, de forma a realizar os duelos de ida e volta das oitavas e quartas da Copa do Brasil durante a Copa América, ao invés das nove rodadas do Brasileirão que estão previstas para ocorrer no mesmo período. Dessa forma, menos jogos do Brasileiro seriam impactados pela convocação de jogadores para a seleção, amenizando o prejuízo para os clubes. A proposta é que a Série A continue terminando na mesma data, no dia 8 de dezembro.
No entanto, a proposta dos clubes enfrenta resistência na CBF, que alega que mudar as férias dos atletas teria um forte impacto nos ajustes necessários para a próxima temporada, além de não ser uma medida justa para todos os clubes. Há também a sugestão do Grêmio de retomar os jogos nas Datas Fifa durante a Copa América, dando 15 dias de férias aos jogadores e, depois do Brasileirão, mais 15 para completar os 30 previstos em lei.
Por outro lado, o Vasco afirmou que não foi procurado para assinar o documento enviado à CBF, e que a decisão caberá apenas à confederação brasileira. O Flamengo, por sua vez, está trabalhando nos bastidores, através de seu presidente Rodolfo Landim, em busca de informações mais claras sobre o assunto.
Comentários do Facebook -