11/12/2013 16:11
Mundial ou não? Valcke evita conflito com campeões da era 'pré-Fifa'
'Os que venceram a Copa Toyota e a Copa Intercontinental são campeões', diz secretário-geral. Torneio chega à décima edição com a chancela da entidade
São dez edições de Mundial de Clubes organizado pela Fifa e mais de uma década de saia justa para a entidade em uma questão que envolve dezenas de equipes pelo planeta: quem são, efetivamente, os campeões mundiais de futebol. A entidade só dá reconhecimento oficial àqueles que ganharam as nove edições realizadas sob sua tutela até hoje: Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005), Internacional (2006), Milan (2007), Manchester United (2008), Barcelona (2009 e 2011) e Internazionale (2010). A questão é como tratar os vencedores das edições anteriores, na época considerados campeões mundiais, mas em torneios sem o selo do órgão (Copa Toyota ou Copa Intercontinental). Após várias polêmicas, a Fifa adotou o discurso de que o primeiro vencedor de um Mundial foi o Corinthians, no Brasil, mas o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, usou um tom mais conciliador no Marrocos (sede do torneio neste ano).
Na terça-feira, Valcke foi questionado sobre o assunto pelo GloboEsporte.com, durante entrevista coletiva, em Marrakesh, uma das sedes do Mundial de 2013. Foi polido. Disse que os campeões anteriores têm o direito de se considerar campeões, porque ficaram para a eternidade como vencedores daquela disputa, mas não disse que a Fifa os considera campeões mundiais. É o caso também do Palmeiras de 1951, campeão da Copa Rio.
- Os que venceram a Copa Toyota e a Copa Intercontinental são campeões. Mudar a fórmula é normal, aconteceu muitas vezes mesmo com a Copa do Mundo. O importante é que uma competição sempre deixa um campeão, e isso fica para a história – disse ele.
É um discurso ameno, político, mas diferente do disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em 2007, no Japão, ao ser questionado sobre o Palmeiras de 51:
- O campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa é o Corinthians – sentenciou o dirigente.
É uma questão de discurso. Cabe reparar que Valcke não diz que os vencedores da Copa Toyota e da Copa Intercontinental podem se considerar campeões mundiais: diz que podem se considerar campeões. E Blatter não diz que o Corinthians é o primeiro campeão mundial: diz que é o primeiro campeão mundial da Fifa.
A entidade pisa em ovos. Em 2005, quando o atual formato do Mundial foi implementado de vez, em seu site oficial, a Fifa fez um texto louvando os campeões anteriores, contando a história daquelas competições.
- Apresentamos os 26 clubes que foram nomeados campeões mundiais – dizia o texto.
Mesmo o Mundial de 2000, realizado sob seu crivo, já causou constrangimentos. O torneio de 2005, no Japão, foi tratado mais de uma vez como o primeiro Mundial de Clubes – discurso que depois precisava ser corrigido, como aconteceu naquele ano com o então secretário-geral da Fifa, Urs Linsi.
4524 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- RETROSPECTIVA DE 2024! Os cinco grandes momentos do Flamengo em 2024
- SONHANDO ALTO! Presidente do Flamengo sonha em garantir quantia bilionária
- NÃO VAI MAIS? Zagueiro não deve ir para rival por respeito ao Flamengo!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -