13/12/2013 14:05
Após ter denúncia arquivada, cartola critica STJD por discriminar clubes
Jankel Costa diz que foi prejudicado pelo tribunal ao tentar eliminar Santos da Copa do Brasil em caso semelhante ao lateral André Santos. Dirigente quer ajudar Flamengo
Fora do centro do polêmico julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) envolvendo Portuguesa e Flamengo, o presidente do Flamengo-PI, Jankel Costa, potencializou as discussões que envolvem o tribunal desde o fim do Campeonato Brasileiro. O cartola, que tentou sem sucesso eliminar o Santos da Copa do Brasil deste ano, criticou a conduta do procurador-geral Paulo Schmitt. Segundo o dirigente, o STJD favorece os times grandes em suas decisões, considerada por Jankel como discriminatória. Ainda de acordo com o presidente do Rubro-Negro piauiense, Paulo Schmitt arquivou um caso semelhante ao do lateral André Santos em maio deste ano. A contradição, de acordo com Jankel, pode ajudar na defesa do ‘primo’ carioca.
O processo refere-se à atuação do volante Alan Santos na primeira partida do Flamengo-PI na Copa do Brasil. O jogo era contra o Santos, realizado no dia 10 de abril no estádio Albertão, em Teresina. Na denúncia do time piauiense, o jogador do time santista foi expulso na última rodada do Brasileirão de 2012 e, por isso, estaria impedido de atuar na estreia do Peixe na Copa do Brasil. O documento protocolado no STJD tinha como base o artigo 171 do CBJD, mesmo caso do jogador André Santos, e o artigo 214, que trata sobre a perda de pontos pela irregularidade. Apesar das investidas do Flamengo-PI no tribunal, o pedido da desclassificação do alvinegro praiano foi rejeitado pelo STJD.
A situação de irregularidade é descrita no artigo 171 do CBJD:
A suspensão por partida, prova ou equivalente será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração. § 1º Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social. (NR).
A recusa fez o presidente do time piauiense desabafar. À época, Jankel Costa criticou que times pequenos não tinham o mesmo tratamento no tribunal. Sete meses depois, a opinião do dirigente permanece, e ganhou mais peso após o procurador defender a perda de pontos de Flamengo e Portuguesa.
- Não existe igualdade entre os clubes no STJD. A lei deveria ser igual para todos, mais não é. Isso é uma discriminação. As pessoas que conduzem as leis do futebol deveriam ser mais sérias. Não estou defendendo clube A ou B, mas veja o exemplo que aconteceu com o Flamengo-PI. O Schmitt mandou arquivo nosso processo que poderia tirar o Santos da Copa do Brasil. É a mesma situação do André Santos, expulso na final da Copa do Brasil e que deveria cumprir suspensão na primeira partida organizada pela CBF, no caso o Brasileirão. Agora ele (Paulo Schmitt) defende que o Flamengo deve perder pontos. Engraçado, conosco foi diferente. Nos acusaram até de má fé no tribunal. Tenho tudo documentado – relatou Jankel Costa.
O cartola piauiense informou que encaminhou um email ao setor jurídico do clube carioca para a contradição do STJD ser mais um elemento de defesa do Flamengo. Na rede social, o treinador do time piauiense durante a Copa do Brasil, Josué Teixeira, também protestou contra a conduta do STJD.
- Engraçado e estranho! Este ano na Copa do Brasil aconteceu isto e não teve notícia nenhuma. O atleta Alan Santos foi expulso na ultima rodada do Brasileiro de 2012 e não cumpriu suspensão nenhuma, ainda julgaram o pedido improcedente. O Flamengo-PI foi prejudicado e os paladinos da moral nem notaram, mas qual a importância que teria? Diziam que o clube buscava promoção e não direito. Eu fui diretamente prejudicado, era o treinador do clube
- desabafou o ex-treinador na internet.
As denúncias contra a Portuguesa e o Flamengo serão julgadas na segunda-feira (16) a partir das 17h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
830 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- NÃO VAI MAIS? Zagueiro não deve ir para rival por respeito ao Flamengo!
- SERÁ QUE VEM? Flamengo consulta valores por Roberto Firmino com aprovação de Filipe Luís
- FLAMENGO NO MERCADO! Firmino gera polêmica e divide a torcida
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -