O Flamengo entra em campo nesta terça-feira (5), no Chile, para enfrentar o Palestino, em partida válida pela Libertadores, que acontecerá longe da casa do time chileno. O Estádio de La Cisterna foi vetado pela Conmebol devido à má qualidade do gramado, e o jogo acontecerá a cerca de 460 km de Santiago, no Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso. O Jogada10 mostra para você a história do futebol na cidade de Coquimbo, que conta com duas grandes equipes: o Coquimbo Unido e o La Serena.
O Coquimbo Unido, fundado em 1958, é o mais popular da cidade e disputa a elite do futebol nacional. Sua melhor fase foi em 1991, quando terminou o Campeonato Chileno na segunda posição, disputando a Libertadores do ano seguinte. Além disso, o Coquimbo foi campeão das edições de 1962, 1977, 2018 e 2021 da segunda divisão. Atualmente, a equipe disputa a Sul-Americana e está no grupo do Red Bull Bragantino. Por conta da tradição de piratas e na lenda dos tesouros perdidos na cidade, os torcedores do Coquimbo Unido são conhecidos como Piratas, presente no próprio escudo do clube.
O La Serena, principal rival do Coquimbo, tem um título da Copa Chile de 1960 e três títulos da segunda divisão. No início de sua história, era apresentado como a seleção de futebol da cidade de La Serena, conquistando três títulos do torneio nacional de futebol amador. Os torcedores do La Serena são conhecidos como "Granates", e os membros da torcida organizada são os "Papayeros". No retrospecto entre as equipes, o Coquimbo Unido tem vantagem, com 38 vitórias contra 24 do La Serena e 32 empates em 94 confrontos.
Comentários do Facebook -