Relator do STJD usa Messi para derrubar tese de Flamengo e Portuguesa

19/12/2013 12:20

Relator do STJD usa Messi para derrubar tese de Flamengo e Portuguesa

Contratado para defender a Portuguesa em julgamento no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o advogado João Zanforlin fez uma curiosa analogia na última segunda-feira. Durante sessão da comissão disciplinar, o jurista comparou o jogador Heverton a chuchu: "Ele não faz bem e nem mal". A equipe paulista e o Flamengo usaram o critério técnico como argumento para tentar evitar punições, mas isso gerou outra metáfora curiosa. No voto que puniu os cariocas, o relator usou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, como exemplo.

Flamengo e Portuguesa foram punidos por terem escalado jogadores em situação irregular no Campeonato Brasileiro – André Santos e Heverton, respectivamente. Cada um dos times perdeu quatro pontos, e os paulistas acabaram rebaixados para a segunda divisão nacional por causa disso.

No voto, o relator do processo do Flamengo disse que a questão técnica não pode ser considerada. A lógica do jurista é que o clube podia ter usado irregularmente o argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa o melhor jogador do planeta nos últimos quatro anos, e tentado manter os pontos se ele atuasse mal.

André Santos foi expulso na última partida da Copa do Brasil. No entendimento do STJD, o lateral-esquerdo deveria ter cumprido suspensão na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Heverton recebeu um cartão vermelho no próprio Brasileirão, contra o Bahia, e cumpriu suspensão automática contra a Ponte Preta. No entanto, teve pena ampliada pelo STJD e deveria ter desfalcado a Portuguesa na última partida do certame nacional.

"A Portuguesa não precisava do resultado. E com todo o respeito, o que mudaria para nós? Com todo respeito, o Heverton pegou três ou quatro vezes na bola", alegou Manuel da Lupa, presidente da equipe paulista. O meio-campista entrou aos 32min do segundo tempo de um empate sem gols contra o Grêmio.

Para os auditores do STJD, dar razão a essa tese da Portuguesa seria atribuir uma visão muito subjetiva ao caso. O órgão precisaria medir a relevância de atletas e o quanto eles participaram de uma partida.

"Disseram que o jogador da Portuguesa só atuou por 15 minutos e que por isso não foi importante. Se é assim, por que o time não ficou com um a menos nesse período?", questionou um advogado, cuja identidade será preservada, em entrevista ao UOL Esporte.

Condenados pela comissão disciplinar do STJD, Flamengo e Portuguesa decidiram recorrer. Agora, os casos serão analisados pelo pleno da entidade, em sessão marcada para o dia 27 de dezembro.

909 visitas - Fonte: uol


VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO NO ATLÉTICO? Bruno Henrique trocará Flamengo pelo Atlético Mineiro?
- Transferência de David Luiz ao Fortaleza tem reviravolta confirmada pelo agente.
- Flamengo propõe trocar Allan por Martinelli em negociação com Fluminense.



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




e o lateral Leo do atletico expulso contra o gremio além do terceiro amarelo cumpriu a suspensão contra o Fla,poderia ter cumprido essa suspensão no Brasileiro,contra Criciuma e São Paulo,no entanto jogou.Não merece uma analise já q segundo sr.Schimidt,(tricolor)a lei é igual para todos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade

Carioca

Sex - 21:00 - -
X
Flamengo
Boavista SC

Brasileiro

Dom - 16:00 -
2 X 2
Flamengo
Vitoria