Taças e gols de Garrincha e Zé Carlos celebram vínculo histórico entre Flamengo e Manaus

22/5/2024 15:49

Taças e gols de Garrincha e Zé Carlos celebram vínculo histórico entre Flamengo e Manaus

Taças e gols de Garrincha e Zé Carlos celebram vínculo histórico entre Flamengo e Manaus

É praticamente impossível andar por Manaus e ficar muitos minutos sem ver uma camisa do Flamengo na semana em que o time enfrenta o Amazonas, no jogo de volta entre os clubes pela terceira fase da Copa do Brasil. Maioria absoluta, a torcida rubro-negra residente no estado construiu seu amor acompanhando grandes vitórias à distância, mas, apesar de raras, as idas do clube à terra do Cupuaçu e de deliciosos peixes de água doce reservam saborosas lembranças. + Flamengo tem 47% da preferência dos amazonenses; confira pesquisa Gol de Garrincha

Garrincha, o segundo da esquerda para a direita, foi capa de
Fonte: globo

Assim como 47% dos amazonenses, Garrincha era torcedor do Flamengo na infância. Isso é o que garante Elza Soares, sua companheira na maior parte dos 49 anos de vida. Quando se tornou jogador de futebol, porém, transformou-se no principal nome da história do Botafogo.

Em 2 de fevereiro de 1969, em apenas seu sétimo jogo com a camisa que vestia quando pequeno, Garrincha abriu o placar da vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Fast Club, no Estádio da Colina. Embora se tratasse de um simples amistoso, a boa atuação rendeu ao gênio uma capa de jornal no "O Globo" do dia seguinte e uma extensa reportagem.

Confira o relato da partida com Garrincha mais uma vez em evidência em matéria de
Fonte: globo

O Flamengo já levantou quatro troféus em Manaus, mas o mais marcante deles sem dúvidas é o da Copa Ouro, título oficial reconhecido pela Conmebol. O Rubro-Negro entrou como "intruso" na edição de 1996. O Flamengo tirou o Rosario na semifinal com vitória por 2 a 1 e levantou a taça com um show de Savio no triunfo por 3 a 1 sobre o forte São Paulo.

Ronaldão, capitão do time, levanta um troféu, enquanto Aloísio Chulapa ergue outro — Foto: Reprodução
Fonte: Reprodução

Num estádio onde Zico e Romário já marcaram pelo Flamengo, um gol à época nada casual aconteceu em 27 de fevereiro de 1997, quando o Nacional recebeu os rubro-negros em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. À época, uma vitória por dois gols de diferença eliminava a realização da partida de volta. Com o placar resolvido em 5 a 2, a torcida presente ao Vivaldão (hoje Arena da Amazônia), gritou o nome de Zé Carlos.

Zé Carlos fechou o placar para o Flamengo no Vivaldão, estádio que foi demolido para construção da Arena da Amazônia — Foto: Acervo O Globo
Fonte: Acervo O Globo

Palco de gols de gênios como Zico, Garrincha e Romário e até de goleiro, Manaus é terra fértil para vitórias do Flamengo. Em 42 partidas, o clube venceu 25, empatou 11 e perdeu seis. Com muitas goleadas aplicadas na capital do Amazonas, a média de gols rubro-negra supera dois gols por partida (92 marcados). Para tentar mais um capítulo feliz para uma torcida que tem mais da metade da torcida do estado, o Flamengo enfrenta o Amazonas nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena da Amazônia. Após vitória por 1 a 0 no Rio, os cariocas jogam pelo empate.

198 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Tite mantém crítica a CBF e fala qual o segredo do Flamengo
- IINTENSIDADE! Gerson elogia ritmo da equipe mesmo com pouco descanso
- PÊNALTI? Comentaristas falam sobre a decisão da arbitragem



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Bahia

Brasileiro

Dom - 16:00 - Ligga Arena
1 X 1
Atletico Paranaense
Flamengo