20/12/2013 07:52
Fla usará time B no Carioca por retaliação política e foco na Libertadores
Ainda que de maneira lenta, o Flamengo começa a definir seu planejamento para 2014. E uma das decisões mais importantes para o início da temporada já foi tomada: o clube disputará o Campeonato Carioca com seu time B, formado por reservas e juniores. A ideia é que a equipe principal seja poupada da competição estadual e tenha um maior tempo de preparação para a Copa Libertadores, também disputada nos primeiros meses do ano.
A decisão, porém, não será baseada apenas em um aspecto técnico. Na "carona" da justificativa de preparação para o torneio sul-americano, o clube da Gávea escalará um time de jogadores de menor expressão para esvaziar o Campeonato Carioca.
Desde o início da gestão, em janeiro de 2013, a diretoria do Flamengo não esconde a insatisfação com o modelo de disputa do Estadual do Rio e com as datas excessivas do torneio regional – 23, até a última edição.
Além disso, a diretoria do presidente Eduardo Bandeira de Mello não esconde o apoio ao grupo de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero na eleição da CBF em 2014. Ambos são rivais de Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
Procurado pela reportagem para comentar o assunto, o diretor executivo de futebol do clube, Paulo Pelaipe, responsável pelas questões técnicas, se esquivou de comentar a decisão política.
"A tendência é essa [time B no Carioca], sim, mas a diretoria é que baterá esse martelo. Não sei qual o critério. Ainda assim, precisamos nos preparar bem para a Libertadores", disse o cartola.
"Serão 35 dias entre o início das atividades [8 de janeiro] e a estreia na competição [12 de março]. Não podemos nos descuidar. É um torneio fundamental na nossa temporada. Precisamos de tempo. Já na estreia, por exemplo, teremos que chegar uns três ou quatro dias antes no México [local do jogo contra o León] para uma aclimatação. Não poderíamos ficar aqui no Rio jogando", explicou Paulo Pelaipe.
Somente no período de preparação, entre o início da pré-temporada e a estreia na Libertadores, o Flamengo terá sete jogos pela Taça Guanabara – primeiro turno do Campeonato Carioca. A ideia da cúpula do futebol é utilizar o time principal em no máximo dois jogos neste intervalo, voltando a poupar o elenco logo na sequência.
O Flamengo está no grupo 7 da Libertadores. Após o jogo no México em 12 de março, o Rubro-negro voltará a campo no dia 26 de fevereiro para encarar o Emelec no Maracanã e no dia 12 de março, novamente em casa, quando enfrenta o Bolívar.
Os duelos de volta da primeira fase da Libertadores, também contra Bolívar, Emelec e León, acontecem em 19 de março, 2 e 9 de abril.
O Campeonato Carioca, sem o time principal do Flamengo na maioria dos jogos, se encerrará na mesma época.
839 visitas - Fonte: Uol
VEJA TAMBÉM
- ÍDOLO NO ATLÉTICO? Bruno Henrique trocará Flamengo pelo Atlético Mineiro?
- Transferência de David Luiz ao Fortaleza tem reviravolta confirmada pelo agente.
- Flamengo propõe trocar Allan por Martinelli em negociação com Fluminense.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -