Jogadores de Flamengo e Sesi-Franca em ação no jogo 1 das finais do NBB Imagem: Divulgação/LNB A decisão do NBB está contando com embates entre as duas equipes que mais se destacaram dentro das quadras nesta temporada. Flamengo e Sesi-Franca definirão nos próximos dias quem levantará a taça da competição, com os francanos em vantagem após aplicarem 69 a 56 no primeiro jogo, disputado no último sábado no Maracanãzinho. Durante a temporada regular, ambos os times tiveram 86,1% de aproveitamento, somando 31 vitórias em 36 partidas. A dominância também esteve presente durante os playoffs e foi refletida tanto nos confrontos quanto nos números. Primeiro colocado na temporada regular (superou o Franca no saldo, com 431 a 422), o Flamengo não tropeçou nenhuma vez nos embates eliminatórios. Contra o Botafogo, nas oitavas de final, fechou a série contra o rival em 2 a 0. Em seguida, aplicou 3 a 0 nas quartas e nas semis, diante de Fortaleza e Bauru, respectivamente. Apesar da ligeira desvantagem na fase de classificação, o Franca também demonstrou força nos playoffs e superou Mogi (2 a 0) e Paulistano (3 a 0) sem perder nenhum jogo. O grande desafio veio na semifinal, quando os atuais campeões precisaram ir até o jogo 5 para derrotar o Minas diante de sua torcida, no ginásio Pedrocão.
Outro destaque das equipes é a pontuação durante os confrontos eliminatórios. Até a final, o Franca foi o time com maior vantagem nesse quesito, com média de 86,9 pontos durante os playoffs. No entanto, o Flamengo não fica atrás, chegando na segunda colocação geral com 85,6 pontos de média. Além do coletivo forte, ambos os finalistas contam com destaques individuais que concorrem ao prêmio de MVP da temporada. Do lado do Flamengo, Gabriel Jaú foi o principal nome da vitória de 110 a 72 sobre o Bauru, no jogo 3 das semifinais. O ala/pivô tem média de 13,7 pontos por jogo e 7,1 rebotes durante o campeonato. É A FINALÍSSIMA! ?? Confira as datas, horários, locais e transmissões da grande DECISÃO do #NBBCAIXA 2023/34! Quem será o campeão? ?? #MeuNBBCAIXA | #MaisForteEMelhor | #PlayoffsNBB pic.twitter.com/rhlz46eeQC -- NBB CAIXA (@NBB) May 28, 2024 Já no Franca, o grande nome é o de Lucas Dias, que foi decisivo na vitória de 82 a 76 sobre o Minas, no jogo 5 da semifinal. O ala/pivô marcou 17 pontos e defenderá o título de MVP, já que foi eleito o melhor jogador da temporada passada. O ala norte-americano Thornton, do Botafogo, também disputará o prêmio desta edição. Entre os jovens jogadores, o ala-pivô Márcio Santos, de 22 anos, e o ala-armador Zu Jr., de 20, são os destaques do Franca. A formação de atletas é um dos pontos fortes da equipe do interior paulista, que é integrante do Comitê Brasileiro de Clubes, organização que também é parceira oficial do NBB.
Relacionadas Franca segura o Fla no Maracanãzinho e larga na frente nas finais do NBB NBA House terá desafio para marcar 40 mil pontos com Oscar Schmidt e Janeth De olho na maternidade, Érika vai pra reta final da última temporada na LBF "Quando se trabalha os jovens talentos desde cedo, é natural que o retorno venha quando esses jogadores atuam em competições de alto nível. Franca e Flamengo, por exemplo, têm um trabalho muito forte nas categorias de base e mostram que, com investimento e um bom planejamento, é possível desenvolver a carreira de promessas e colher os frutos disso com boas campanhas nos torneios", diz Paulo Maciel, presidente do CBC. Assim como em toda a competição, as finais do NBB contarão com bolas fabricadas pela Penalty, que é uma das patrocinadoras do campeonato.
"É gratificante estar por mais um ano apoiando essa competição que cresce de temporada em temporada. Essa edição já entrou para a história do torneio por possuir o maior número de participantes e temos muito orgulho de ver a Penalty fazendo parte disso. Apoiar o esporte e o basquete brasileiro é algo que está na nossa essência", afirma Bruno Martins, coordenador de marketing da Penalty. Essa é a terceira vez que os dois times se enfrentam nas finais do NBB. A primeira aconteceu na temporada 2018/19, com o Flamengo levando a melhor no jogo 5 aplicando 81 a 72. Já em 2021/22, foi a vez do Franca fazer 3 a 1 na série vencendo o último confronto por 80 a 65. O segundo jogo da final está marcado para esta quinta-feira (6), no ginásio Pedrocão, em Franca. Os donos da casa poderão levantar a taça se conseguirem vencer esse confronto e o seguinte, que também será disputado na cidade do interior paulista, no sábado (8).
Comentários do Facebook -