24/12/2013 16:43
Alex, Antônio Carlos, Pikachu... Veja os artilheiros do ano em cada posição
Veterano é o meia que mais marcou, zagueiro são-paulino brilhou no ataque, e lateral cobiçado do Paysandu cansou de estufar as redes. Confira o Top 5 setor por setor
Com o fim das competições brasileiras válidas para a contagem do Troféu Artilheiro do Ano (confira todas no último parágrafo), o atacante Hernane, do Flamengo, se sagrou o grande goleador da temporada, com 36 gols. Até aí, nenhuma novidade. Mas você saberia dizer quem foi o volante artilheiro em 2013? E entre zagueiros e laterais? Não? O Top 5 por setor vai ajudar.
A lista é democrática: tem gente de toda parte do Brasil, dos mais conhecidos aos que convivem com o anonimato. Dentre os jogadores, em tese, com menos cacoete para marcar gols, destaques para o zagueiro Antônio Carlos, que defendeu São Paulo e Botafogo, o meia Alex, do Coritiba, e o lateral-direito Yago Pikachu, que pode sair do Paysandu para jogar a Série A em 2014. Veja abaixo quem fez bico como goleador, além de fazer sua parte na posição de origem.
As cinco primeiras posições do Troféu Artilheiro do Ano reservaram espaço apenas para os que têm o gol por sustento, os centroavantes. Hernane, do Flamengo, distribuiu bem os seus. Foram 16 no Brasileirão, 12 no Carioca e oito na Copa do Brasil. Nas duas últimas competições, levou a chuteira de ouro. Atrás dele vieram Bruno Rangel, da Chapecoense, que fez incríveis 31 gols na Série B, e o veterano Magno Alves, que se destacou pelo Ceará na Segundona e no estadual. Completando o ranking, Marcos Aurélio, do Sport, e Rodrigo Silva, do ABC, têm em comum os gols em quatro competições distintas - estadual, Copa do Nordeste, Série B e Copa do Brasil.
Eles geralmente são responsáveis pela armação das jogadas, mas nada impede que, aproveitando uma brecha na marcação, deixem sua marca. O craque Alex, do Coxa, foi o goleador de sua posição no ano, com boa chegada ao ataque e muita precisão nas cobranças de falta. O santista Cícero, vice na lista, tem credenciais parecidas, se destacando ainda nos chutes de longa distância e na bola aérea.
Marcelo Costa, que já foi cobiçado pelo Flamengo, ajudou o Joinville a ficar bem perto do acesso à elite, com 11 gols na Série B. O argentino D’Alessandro foi o artilheiro do Inter no ano, desbancando os atacantes Forlán (17 gols) e Leandro Damião (13). Em quinto, três jogadores de divisões distintas. Ronaldinho fechou a temporada com dois gols no Mundial de Clubes, Marquinhos foi quem mais marcou pelo Avaí na Série B (11 vezes), e Guaru foi destaque do Fortaleza na Série C, após ser vice-artilheiro do Paulistão pela Penapolense, clube para o qual acertou o retorno em 2014.
A partir daqui, já começa a ficar mais raro se destacar por gols marcados. Quem alcançou a proeza entre os homens de contenção do meio-campo foi Maylson, do Figueirense. Revelado pelo Grêmio, o volante apoia com frequência e, não por acaso, balançou as redes 16 vezes. O segundo colocado é Gilson, do Luverdense, time mato-grossense que chegou a derrotar o Corinthians na Copa do Brasil e disputará a Série B em 2014. Os três que complementam a lista - Elias, Amaral e Nilton - marcaram gols importantes para levar o Flamengo ao título da Copa do Brasil, o Goiás a um fim de ano além das expectativas, e o Cruzeiro ao tri do Brasileirão, respectivamente.
Neste setor, destaque absoluto para o promissor lateral-direito Yago Pikachu, do Paysandu. Com estilo de jogo ofensivo, o jovem de 21 anos foi ótimo como elemento surpresa ao longo do ano, embora não tenha evitado a queda do Papão para a Série C. O bom rendimento pode render a Pikachu chance em times do primeiro escalão do Brasil ou até da Europa. Nas demais posições, nenhum conhecido do grande público. Segundo colocado, o lateral-esquerdo Augusto Ramos, do Confiança, conseguiu ser vice-artilheiro do Campeonato Sergipano. Também pelo mesmo lado, Piauí contribuiu com sete gols para a permanência do Oeste na Série B.
Muita gente empatada no miolo de zaga. A primeira posição ficou dividida por quatro atletas, com destaque para Antônio Carlos, que marcou cinco gols pelo São Paulo e mais três pelo Botafogo, clube que defendeu no primeiro semestre. Em quinto lugar ficaram cinco jogadores. Os mais conhecidos: Réver, do Atlético-MG, que chegou a marcar três gols num jogo do Campeonato Mineiro; Dedé, com quatro gols pelo Vasco e três pelo Cruzeiro; e Rafael Vaz, que dividiu seus tentos entre o Ceará (quatro) e, mais tarde, o Cruz-Maltino (três).
Como não poderia ser diferente, quem mais marcou gols entre os arqueiros foi Rogério Ceni. Embora tenha vivido um momento complicado em 2013, com quatro pênaltis perdidos de forma consecutiva, o veterano renovou com o São Paulo por mais uma temporada e já se garante como forte candidato para levar novamente o primeiro posto em 2014, graças a sua precisão em cobranças de falta e de penalidades máximas. Em segundo ficou o goleiro Labilá, do Cametá, que fez dois gols no Campeonato Paraense. Figurinhas carimbadas, Lauro, da Portuguesa, autor de um reincidente gol de cabeça contra o Flamengo, e Márcio, responsável pelas bolas paradas do Atlético-GO, fizeram um gol cada.
Obs.: Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana, a Copa Suruga e o Mundial de Clubes.
788 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- Transferência de David Luiz ao Fortaleza tem reviravolta confirmada pelo agente.
- Flamengo propõe trocar Allan por Martinelli em negociação com Fluminense.
- MATHEUS CUNHA QUEBRA O SILÊNCIO! Goleiro fala sobre perda da titularidade e projeta retorno em 2025 no Mengão!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -