30/12/2013 15:45
Retrospectiva 2013: polêmicas vão de doping e lei antigay a críticas no Brasil
Mundo se agita com confissão de Lance Armstrong e flagras de Tyson Gay e Asafa Powell; país vê reclamações de atletas, dispensas no basquete e cortes no Flamengo
Grandes polêmicas cercaram modalidades olímpicas no mundo em 2013. Assuntos como doping e homossexualidade chamaram a atenção por causa de quatro grandes nomes do esporte internacional. O ciclista Lance Armstrong e os medalhistas olímpicos Tyson Gay e Asafa Powell trouxeram à tona a discussão sobre doping. No ciclismo, o então heptacampeão da Volta da França confessou ter se dopado durante a carreira, e, no atletismo, os velocistas americano e jamaicano foram flagrados em exames. Além deles, a russa Yelena Isinbayeva defendeu a lei antigay que o governo russo aprovou neste ano, proibindo a promoção de valores homossexuais entre menores de idade, mas que também tem ligações com o esporte, sobretudo com os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014.
No Brasil, o que mais se ouviu foram críticas. O Flamengo fechou as equipes profissionais de natação, judô e ginástica e, no início do ano, deixou sem clube ícones como Cesar Cielo, Jade Barbosa e os irmãos Diego e Daniele Hypolito. A seleção brasileira masculina de basquete foi para a Copa América, seletiva para o Mundial, e perdeu todas as partidas. O grupo não contava com os jogadores da NBA, que foram crucificados e até culpados pelo vexame na competição. E medalhistas olímpicos como Arthur Zanetti e Robert Scheidt expuseram más condições de treino e das águas da Baía de Guanabara, respectivamente.
01
LANCE ARMSTRONG REVELA DOPING
O ano de 2013 não poderia ter começado com uma notícia tão bombástica. Ícone do ciclismo mundial, Lance Armstrong era uma fraude. Após sucessivos anos negando ter se dopado durante a carreira, o atleta americano revelou que utilizou substâncias proibidas. A confissão foi feita em janeiro, em entrevista ao programa da apresentadora Oprah Winfrey.
Armstrong perdeu todas as conquistas no ciclismo, inclusive os sete títulos da Volta da França, a mais tradicional volta ciclística do mundo, patrocínios e até a medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Banido do esporte, o americano também foi impedido de participar até de uma competição de natação. O máximo que o atleta conseguiu foi prestigiar um evento em Iowa, nos EUA, onde se deparou com uma "onda de hostilidade".
779 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- Transferência de David Luiz ao Fortaleza tem reviravolta confirmada pelo agente.
- Flamengo propõe trocar Allan por Martinelli em negociação com Fluminense.
- MATHEUS CUNHA QUEBRA O SILÊNCIO! Goleiro fala sobre perda da titularidade e projeta retorno em 2025 no Mengão!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -