Declarados vencedores da licitação para operação e exploração do Maracanã por 20 anos, Flamengo e Fluminense pediram ao Governo do Estado do Rio de Janeiro mais 60 dias para assinatura do contrato de concessão do estádio. O prazo inicial dos primeiros 60 dias se esgotava nesta sexta-feira, mas o Rubro-Negro, intitulado líder e representante do Consórcio Fla-Flu, alegou "formalidades e burocracias" para solicitar mais dois meses até a formalização da nova Sociedade de Propósito Específico (SPE) como nova gestora do antigo Maior do Mundo.
O Governo ainda não se manifestou sobre a solicitação da dupla Fla-Flu, que opera o Maracanã através de Termo de Permissão de Uso desde abril de 2019 - o atual TPU tem validade até o final de 2024. Em ofício assinado pelo presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, o clube justifica o pedido de renovação do prazo, pois "as aprovações das governanças internas dos clubes, para autorização da constituição da SPE, demoraram mais do que se esperava e acabaram por retardar o início do processo de registro da companhia". O Fluminense já aprovou em assembleia entre conselheiros o contrato, que prevê a divisão econômica de 65% para o Flamengo, com 35% para o Tricolor.
O Flamengo também alega "formalidades burocráticas" para registro da empresa na Junta Comercial do Rio de Janeiro e na Prefeitura do Rio. O Flamengo adquiriu em leilão o terreno do Gasômetro no fim do mês passado. No entanto, a construção do futuro estádio do Flamengo, prevista para terminarem as obras até o fim da atual década, não fará o clube dar as costas ao Maracanã. É o que garante Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro até o fim de 2024.
O Fluminense também se manifestou a respeito do tema e, em nota, mostrou-se tranquilo em relação ao controle do estádio e disse que "cumprirá fielmente o compromisso assumido". "O objetivo do Fluminense de gerir o Maracanã não se altera no caso da construção de um novo estádio. O clube seguirá firme em sua parceria e cumprirá fielmente o compromisso assumido".
Ppder concedente do Maracanã, o Governo do Estado do Rio de Janeiro manifestou-se de forma favorável ao estádio do Flamengo. Em relação ao Maracanã, o órgão garante ter confiança de que o Rubro-Negro não descumprirá nada do que foi acordado em relação à administração do mesmo para os próximos 20 anos. Confira: "O Governo do Estado é favorável e vê com naturalidade o fato de o Flamengo buscar construir um patrimônio importante como um estádio de futebol e espera que o clube consiga realizar seu projeto. Para o Estado do Rio de Janeiro, a existência de um novo equipamento esportivo vem a somar com o esporte e o lazer da população fluminense."
??? Leia mais notícias do Fluminense Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv
Comentários do Facebook -