O apelido do novo reforço rubro-negro, o zagueiro Frickson Erazo, contratado ao Barcelona de Guayaquil, é para deixar qualquer flamenguista animado. Elegante é como os barcelonistas se referem ao canhoto de 25 anos. Segundo a imprensa local, isso se deve à técnica e à classe com a qual domina a bola.
Mas Erazo passou a ser conhecido como Elegante após enquete promovida pelo próprio em seu Twitter. Vale destacar que é muito comum nos países sul-americanos colocar apelido nos atletas.
- Não tinha um nome futebolístico com o qual a torcida poderia me chamar. Diziam "A Muralha", "A Parede". Um dia pus em minha conta do Twiiter: que nome vocês gostam mais entre "El Kaíser" ou "El Elegante"? Meus seguidores se manifestaram e ao final, com 500 votos, ganhou o "El Elegante" - explicou, em entrevista ao jornal Extra, de Guayaquil, em agosto de 2012.
O jornalista equatoriano Jimmy Cornejo, da Rádio Caravana, disse ao GloboEsporte.com que o apelido é justo e revelou suas principais características.
- É muito técnico, rápido, alto e vai bem no jogo aéreo. Faz poucos gols, não é violento e recebe poucos cartões. É um jogador muito inteligente, seu apelido é Elegante pela técnica que mostra em seus jogos - definiu Cornejo.
Carlos Anchundia, repórter do diário Extra, fez análise semelhante, mas deu ênfase à facilidade com a qual Erazo conduz a bola com o pé esquerdo.
- É um jogador com muita tranquilidade para sair jogando desde sua linha de defesa, é um bom cabeceador defensivamente. Vai muito pouco ao ataque. Marca forte, mas não é mal-intencionado ou violento. Tem um bom domínio de bola com o pé esquerdo e é muito querido pela torcida equatoriana - ampliou.
Elegante decidiu pela votação com o argumento de que é uma pessoa "original", evitando ser apelidado pela imprensa, algo comum em seu país.
Em seu Twitter, o jogador se mostra muito religioso, sempre citando o nome de Deus.
Quase um ano e meio depois de ser batizado Elegante, Erazo disse adorar seu apelido ao GloboEsporte.com e apresentou as características que o originaram.
- Eu gosto muito do apelido. No Equador, a torcida me colocou esse apelido pela minha forma de jogar, de se vestir e de me expressar.
Comentários do Facebook -