Em comunicado emitido nesta sexta-feira (25), o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) pediu que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) revise e mude as datas das finais da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG. De acordo com o órgão, a partida pode causar "dificuldades logísticas" para os estudantes que vão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que as provas estão marcadas justamente para os dias das finalíssimas. "Essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas", escreveu o Consed. "Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem", acrescentou.
Em entrevista à ESPN, o vice-presidente do Consed, Igor de Alvarenga, afirmou que os estudantes precisam de "tranquilidade" para fazer uma boa prova, e a decisão da Copa do Brasil pode ser uma distração. "O momento de prova é um momento de concentração. Os estudantes precisam estar em um ambiente adequado. Durante a prova, nossa preocupação é ser uma 'concorrência' para o estudante", argumentou. "Claro, é uma decisão do estudante, mas a gente sabe que o futebol é uma paixão nacional, e o estudante pode preferir ir ao jogo do que à prova, mesmo sendo uma chance de ingresso a um curso superior", seguiu.
Na final da Copa do Brasil, o Flamengo vai começar jogando em casa, no Maracanã, enquanto o Atlético terá a oportunidade de definir em seus domínios: a Arena MRV. As partidas serão realizadas em dois domingos seguidos, dias 3 e 11 de novembro, o que também fez partidas do Brasileirão serem remanejadas para o dia 6.
Na grande final, o Flamengo vai em busca de seu 5º título da competição nacional, após ser campeão em 1990, 2006, 2013 e 2022. Caso consiga, o Rubro-Negro vai empatar com o Grêmio como 2º maior vencedor do torneio, ficando atrás só do Cruzeiro, que tem seis taças. O Atlético, por sua vez, tentará ser tricampeão, repetindo os títulos de 2014 e 2021. Em caso de sucesso, o Galo empatará o número de conquistas do Corinthians, que saiu vitorioso em 1995, 2002 e 2009.
Próximos jogos do Flamengo: Juventude (C) - 26/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão Internacional (F) - 30/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão Atlético-MG (C) - 03/11, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil Próximos jogos do Atlético-MG: Internacional (C) - 26/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão River Plate (F) - 29/10, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+ Flamengo (F) - 03/11, 16h (de Brasília) - Copa do Brasil
Comentários do Facebook -