Um estudo do Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos, na sigla em inglês) revelou que quatro clubes brasileiros estão entre as 30 melhores categorias de base do mundo. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (30), consideraram a quantidade de jogadores revelados que estão atuando em 49 divisões de elite pelo mundo, juntamente com uma métrica que calcula o nível esportivo das ligas em que estão. Com base nisso, o Benfica, de Portugal, foi considerado como tendo a melhor base do planeta, seguido por Boca Juniors, da Argentina, e Barcelona, da Espanha, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O São Paulo é o melhor brasileiro, classificado em 17º lugar. Outros três clubes do Brasil estão presentes no top 30: Flamengo, em 24º; Corinthians, em 28º; e Fluminense, em 30º. No entanto, o Palmeiras, geralmente aclamado como um dos times com a melhor base, aparece apenas na 43ª colocação, atrás do Internacional, na 33ª, e Grêmio, na 37ª. O Real Madrid, atual campeão da Champions League, ocupa a 12ª posição.
De acordo com o estudo, a quantidade de jogadores revelados considera atletas que jogaram por pelo menos três anos no clube formador, entre as idades de 15 e 21 anos. Já o nível esportivo leva em consideração, por exemplo, os minutos em campo e a dificuldade das competições em que atuam. O Benfica obteve um índice de 103,7 na avaliação do CIES, com 94 jogadores revelados e hoje atuando nos campeonatos avaliados pelo estudo, sendo que 8 deles ainda estão na própria equipe portuguesa. Além disso, o clube teve um percentual de 10,3% no nível esportivo, que considera os minutos em campo desses atletas ponderados com a qualidade da liga onde atuam. Já o São Paulo teve um índice final de 66,3, com 57 jogadores revelados e mais 16,2% de nível esportivo. O Flamengo possui 60 revelados, mas um percentual de -0,3% de nível, resultando em um índice de 59,8. O Corinthians, por sua vez, conta com 50 jogadores revelados, um percentual de 11,9% de nível e um índice de 57,1. Por fim, o Fluminense aparece com 51 revelados, 10,7% de nível e 56,5 de índice.
Em resumo, o estudo do CIES proporciona uma visão abrangente e detalhada sobre as melhores categorias de base do futebol mundial, reconhecendo o trabalho e o investimento dos clubes na formação de novos talentos para o esporte mais popular do planeta.
Comentários do Facebook -