Os torcedores do Flamengo jamais esquecerão o icônico gol de Ronaldo Angelim na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009 contra o Grêmio. Foi naquele momento que o Rubro-Negro conquistou um dos títulos mais comemorados de sua história, com a participação direta do xerife cearense. Hoje aposentado, Angelim ainda participa de partidas beneficentes pelo Nordeste.
Em um desses compromissos, o ex-zagueiro fez críticas à nova geração do futebol nacional. De acordo com Angelim, o nível do futebol, e consequentemente dos atletas, caiu consideravelmente nos últimos anos. Por isso, ele afirma categoricamente que os jogadores de hoje estão em uma prateleira abaixo dele e de seus contemporâneos.
A declaração foi dada durante uma partida beneficente realizada na cidade de Guarabira, no interior da Paraíba, que contou também com a participação de outro ex-zagueiro flamenguista: Júnior Baiano. Angelim afirmou: "Hoje em dia, o futebol não é mais o mesmo. Eu sou zagueiro, e os jogadores de hoje jogam muito menos do que eu jogo. Mesmo com 50 anos, participo de campeonato aberto, atuando como atacante, e ainda sou artilheiro. Enquanto isso, jogadores profissionais não conseguem nos vencer. O nível caiu muito em comparação com antigamente. É só assistir ao que estamos vendo por aí".
Apesar das críticas, Angelim não mede esforços para ajudar a projetar novos talentos. Prova disso é que o "xerife" abriu as portas de sua própria casa para abrigar jovens que sonham em se tornar profissionais no futebol. O ex-jogador é fundador e presidente do R4 Esporte Clube, equipe que disputa a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Ele chegou até mesmo a organizar rifas para custear a participação do time na competição.
Vestindo a camisa rubro-negra, Angelim foi protagonista de conquistas inesquecíveis pelo clube, como o título da Copa do Brasil de 2006, vencendo a final contra o Vasco, e o Brasileirão de 2009, quando marcou o gol do título. Além disso, o cearense conquistou os Campeonatos Cariocas de 2006, 2008, 2009 e 2011 pelo Mengão.
Comentários do Facebook -