O Campeonato Brasileiro de 2025 vem aí, com direito a cinco jogos neste sábado (29), outros quatro no domingo (30) e um na segunda (31). E se a bola vai rolar, é hora da já tradicional Cotação ESPN - sempre com as cornetas liberadas, claro. Se você ainda não conhece, a gente explica. O ESPN.com.br reúne todo ano um time de 20 jornalistas/comentaristas da ESPN para projetar a classificação final do certame a partir de suas avaliações de cada clube, já levando em conta poder financeiro (afinal, tem janela de transferências no meio do ano), forças de time e elenco, longevidade de trabalho da comissão técnica, organização, desempenho em campo no ano até o aqui, etc.
Desta forma, foi pedido a cada um dos participantes que listasse, já em ordem, sua tabela final da disputa. Foram atribuídos 20 pontos para cada voto de primeiro lugar, 19 para o segundo, 18 para o terceiro e assim por diante, até o último colocado, que recebeu apenas um ponto por voto. A colocação final de cada equipe na Cotação ESPN é o resultado da soma de pontos a partir de todos os votos computados. Logo, a pontuação máxima possível é de 400 pontos por equipe, enquanto a mínima é de 20.
E, assim como em 2024, não teve para ninguém: o Flamengo, de Filipe Luís e já campeão do Campeonato Carioca deste ano, totalizou incríveis 396 pontos e foi apontado como o clube 'favoritaço' a levar o título de campeão brasileiro em 2025. E foi com sobras: simplesmente 16 dos 20 jornalistas colocaram o time rubro-negro como o que terminará no topo da tabela - relembre aqui as cotações de 2024, 2023, 2022 e 2021.
Participaram da Cotação ESPN de 2025 os jornalistas/comentaristas André Plihal, Bruno Vicari, Dimas Coppede, Elton Serra, Eugênio Leal, Gustavo Zupak, Ivana Negrão, Jailson Vilas Boas, Jean Santos, Leonardo Bertozzi, Lucho Silveira, Marcela Rafael, Mari Pereira, Mariana Spinelli, Murilo Borges, Pedro Ivo Almeida, Rodrigo Bueno, William Tavares, Yasmin Torres e Zinho.
Comentários do Facebook -