Foto: Gilvan de Souza/Flamengo e Divulgação/Chelsea
O ‘bicho vai pegar’ no Super Mundial 2025. O torneio que será iniciado em 14 de junho vai reunir três cariocas:
Flamengo,
Fluminense e
Botafogo. O Palmeiras é o representante paulista.
O sorteio do Mundial colocou europeus e sul-americanos frente a frente. Já na fase de grupos, vamos acompanhar o encontro entre gigantes. Confira os jogos mais aguardados:
Flamengo x Chelsea
O Rubro-Negro enfrenta os Blues no dia 20 de junho, às 15h. A partida vai marcar o reencontro de Filipe Luís, técnico do Flamengo, com o Chelsea. Ele atuou como lateral-esquerdo no clube londrino.
Segundo o relatório “Panorama Financeiro e de Investimento dos Clubes Europeus”, promovido pela UEFA, o Chelsea foi o clube europeu que mais se reforçou de 2024 para 2025. Foram 1,656 bilhões de euros gastos, o que dá 9,9 bilhões de reais.
O levantamento ainda sustenta que a janela feita pelo Chelsea foi a maior da história do futebol europeu. Um fato como esse coloca os Blues no top-10 de clubes mais ricos do mundo.
Se tem um time sul-americano que pode complicar a vida do Chelsea, esse alguém é o Flamengo. Em termos de investimento e resultados dentro de campo, o Rubro-Negro é o clube mais dominante do Brasil e da América do Sul, dividindo esse papel com o Palmeiras.
José Boto, diretor de futebol do Flamengo. (Foto: Marcelo Cortes/CRF)
De acordo com a Sports Value, empresa especializada em marketing, o Mengão fechou 2024 como o clube mais valioso do país: R$4,9 bilhões.
Desde 2019, o Flamengo mantém uma base de jogadores vencedores, criando idolatrias importantes no clube. Do outro lado, o Chelsea ainda busca o entrosamento ideal em busca de títulos.
Confrontos particulares: Filipe Luís x Enzo Maresca, Gerson x Enzo Fernandez e Bruno Henrique x Sancho.
Botafogo x PSG
John Textor, dono da SAF do Botafogo, vai enfrentar o PSG de Nasser Al-Khelaifi no dia 19 de junho, às 22h. Vale destacar que o proprietário do Fogão também comanda o Lyon, um dos principais rivais do PSG na França.
A relação entre Textor e Al-Khelaifi entrou em conflito em julho de 2024. Eles discordaram sobre os direitos de transmissão do Campeonato Francês. Acusado de conflito de interesses, Al-Khelaifi trocou farpas com o dono do Botafogo: “John, cala a boca. Você não entende nada. Você é um cauboi que veio não sei de onde e vem falar conosco”.
O jornal L’Équipe foi o responsável por divulgar o áudio. Em seu direito de resposta, Textor declarou que ficou chocado com o comportamento de Al-Khelaifi. Pouco tempo depois, o norte-americano apareceu no confronto entre Lyon x PSG com um chapéu de cowboy na cabeça.
O conflito fez Textor recusar a venda de jogadores do Lyon para o PSG. Além disso, o empresário teria usado a conquista da Libertadores com o Botafogo para alfinetar Al-Khelaifi.
Foto: Wagner Meier/Getty Images
As polêmicas fora de campo agitam esse jogo tão esperado válido pelo Super Mundial. Nas quatro linhas, o duelo promete ser bem disputado, com o time francês obtendo favoritismo. O PSG obtém uma das maiores riquezas do futebol mundial, são mais de 800 milhões de euros em caixa.
Confrontos particulares: John Textor x Al-Khelaifi, Hakimi x Vitinho e Kvaratskhelia x Savarino.
Atlético de Madrid x Botafogo
Em 23 de junho, o Botafogo terá o Atlético de Madrid de Simeone como adversário no Super Mundial. A bola rola às 16h.
O Fogão enfrentou os espanhois duas vezes na década de 1950. O primeiro confronto terminou empatado em 3 a 3. Posteriormente, o alvinegro mostrou quem manda e aplicou um sonoro 6 a 4. Nesse jogo, Zagallo e Quarentinha marcaram duas vezes.
Já em 2025, a distância entre clubes brasileiros e europeus é notória. O Atlético tem uma fortuna sólida de aproximadamente 400 milhões de euros, enquanto o Botafogo se levantou graças ao investimento do empresário John Textor.
Pelos resultados frustrantes que obteve na última temporada internacional, o Atlético de Madrid vem com fome por um título no Super Mundial. Todo cuidado é pouco para o Botafogo.
Confrontos particulares: Oblak x John
Bayern x Boca Juniors
Marcado para o dia 20 de junho, às 22h, Bayern e Boca Juniors é o confronto mais pesado da fase de grupos do Super Mundial de Clubes.
Juntos, os alemães e argentinos têm 32 títulos internacionais. O Bayern tem 14 e o Boca, 18. Contando apenas as conquistas da Libertadores da América e Champions League, são seis taças para cada.
O gigantismo de Bayern de Munique e Boca Juniors também é forte quando o assunto é torcida. Quem torce para um dos dois tem o orgulho de dizer que está inserido entre as 20 maiores torcidas do mundo no futebol.
O Bayern chega como favorito e pretende vencer os Xeneizes sem sustos. Do outro lado, os argentinos vivem uma das piores fases de sua história.
Confrontos particulares: Harry Kane x Cavani
Comentários do Facebook -