O Los Angeles FC (LAFC) vai enfrentar o Club América para definir quem vai assumir a vaga deixada pelo Clube León e completará o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes da FIFA . Para conhecer melhor o clube, o Lance! ouviu o correspondente do time em Los Angeles e editor-chefe do portal Território MLS, Celso Oliveira, que ajudou a analisar o momento da equipe californiana.
O clube californiano vive fim de ciclo e aposta em defesa sólida e velocidade para sonhar com vaga no torneio da FIFA. Denis Bouanga é o nome do momento, mas futuro ainda é incerto para técnico e veteranos. Hugo Lloris e Olivier Giroud, que foram campeões mundiais com a França em 2018 fazem parte do elenco. Segundo Celso Oliveira, a temporada marca o fim de um ciclo. O técnico Steve Cherundolo já anunciou sua saída ao final do ano e, somado a isso, o desempenho irregular de jogadores importantes cria um cenário de incerteza para a sequência.

Sob comando de Cherundolo, o LAFC mantém uma base tática herdada de Bob Bradley, com um 4-3-3 baseado em pontas abertos, meio-campo de apoio e marcação intensa. Segundo o jornalista que cobre o clube norte-americano, é um time que funciona melhor sem a bola, com forte pressão defensiva e contra-ataques rápidos puxados por Denis Bouanga, que é o principal jogador do elenco. A defesa é experiente, com laterais como Ryan Hollingshead e Sergi Palencia, enquanto o brasileiro Igor Jesus atua como cabeça de área.

O confronto contra o Club América, tradicional gigante do México, define o último classificado para o Grupo D do Mundial — que já tem Flamengo, Chelsea e o tunisiano Espérance confirmados. A partida carrega ingredientes extras, como a rivalidade regional, muito por conta da semifinal disputada entre as duas equipes na Liga dos Campeões da CONCACAF de 2020, quando a equipe da California venceu por 3 a 1 e se classificou.
A torcida do LAFC, embora regional, é engajada e lota regularmente o BMO Stadium, em Los Angeles. O clube tem forte apelo entre comunidades latinas e jovens universitários, mas ainda não tem o alcance nacional de clubes como o Inter Miami. É um clube com DNA urbano, popular na cidade e com forte identidade visual, mas ainda muito localizado em seu alcance. Com veteranos como Giroud e Cengiz Ünder em baixa, o Los Angeles FC aposta em sua estrutura defensiva e na velocidade de Bouanga para conquistar a vaga no Mundial.
Comentários do Facebook -