Vinte clubes do futebol brasileiro anunciaram na noite desta quarta-feira (21) que não comparecerão à eleição para presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) . Em comunicado conjunto, Flamengo , Corinthians e outros times cobram "democracia, transparência e representatividade" na votação que ocorre no próximo domingo (25). O grupo é que apoiou a candidatura do presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, ao cargo na CBF. Além de Rubro-Negro e Timão, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport assinam a nota.
"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente. Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor. SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport."
O racha entre clubes e CBF foi escancarado desde o afastamento do ex-presidente Ednaldo Pereira, com a convocação de novas eleições. No próximo domingo (25), Samir Xaud será candidato único e assumirá o comando da entidade, já que nenhum outro candidato conseguiu viabilizar uma chapa devido às regras aplicadas. No último sábado (17), por sua vez, 32 clubes das Séries A e B — portanto, com direito a voto pelas regras eleitorais — manifestaram apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos , que preside a Federação Paulista de Futebol há dez anos. Duas agremiações mudaram de lado no dia seguinte. Ao fim, apenas dez dos 40 times apoiaram Xaud no pleito
.
Candidato único na eleição à presidente da CBF, Samir Xaud tem oposição de clubes em eleição (Foto: Divulgação)

Comentários do Facebook -