Depois da participação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, Gerson deixou a equipe para ser jogador do Zenit (Rússia). Com o adeus do camisa 8, o time de Filipe Luís terá um novo capitão. Letícia Marques traz detalhes da ida de Gerson ao Zenit Internamente, há uma hierarquia com a braçadeira: Gerson, Bruno Henrique, Arrascaeta e Alex Sandro, respectivamente.
O revezamento começou com Tite e ganhou força com Filipe Luís. Mas o impasse da saída de Gerson cria a expectativa para o futuro da faixa quando todos estiverem em campo. No início da Copa de Clubes, Gerson já estava acertado com o Zenit e houve a incerteza se ele usaria a braçadeira no torneio devido à iminente saída. Mas o camisa 8 foi titular e capitão do Flamengo nos Estados Unidos. O assunto chegou a ser tema nos bastidores antes da competição.
Em meio às notícias sobre a ida de Gerson para a Rússia, o nome de Arrascaeta surgiu como o herdeiro imediato da braçadeira - passando à frente, inclusive, de Bruno Henrique, que é o segundo capitão na atual hierarquia. Ter o uruguaio como a principal liderança é um movimento interno e tem aval até do presidente Bap. Filipe Luís defendeu a manutenção da braçadeira com Gerson na Copa do Mundo de Clubes. E o ge apurou que, quando consultado informalmente antes da competição, Arrascaeta sinalizou que não aceitaria usar a braçadeira naquele momento em respeito ao companheiro. A atitude do uruguaio não surpreendeu internamente, visto que foi algo similar ao que ocorreu quando a camisa 10 ficou vaga após o ato de indisciplina de Gabigol.
Nos bastidores, Arrascaeta manteve o discurso de que só usaria o número após a saída do atacante do clube. A partir disso, qualquer questionamento interno para a troca de capitão antes da saída de Gerson perdeu força. O camisa 8 era visto como a principal liderança da equipe. Ele é respeitado não só pelos mais jovens, com quem mantém uma relação de "paizão", mas também pelos mais experientes. Agora, com a saída do meio-campista, a tendência é que Arrascaeta assuma a posição de primeiro capitão da equipe - invertendo a posição com Bruno Henrique. O camisa 10 naturalmente já usaria mais a faixa do que o atacante por conta da titularidade. Tendo Arrascaeta como primeiro capitão, Bruno Henrique e Alex Sandro aparecem em sequência.
E o nome forte para juntar-se ao grupo e ocupar a "quarta vaga" é Léo Pereira. O zagueiro já ocupa um papel de importante de liderança internamente e é um dos mais antigos do elenco. Com Filipe Luís, a hierarquia é seguida quando todos estão em campo. Outro nome que exerce o papel de líder mesmo sem ter a faixa é Danilo, mesmo tendo chegado ao Flamengo somente este ano.
Comentários do Facebook -