25/2/2014 12:03
Zico critica atitude de jogadores na hora do passe: 'Falta simplicidade'
Para Galinho de Quintino, muitos atletas tentam jogadas difíceis, em vez de procurarem um toque simples para o companheiro ao lado
Zico destaca que o treinamento de passe ficou em segundo plano no futebol atual (Foto: Reprodução SporTV)
Considerado um dos maiores meias da história do futebol mundial, Zico criticou a qualidade do passe dos jogadores atuais, em especial dos apoiadores. Durante a sua participação no programa Bem, Amigos! desta segunda-feira, o Galinho de Quintino lembrou que, na sua época de atleta, jogadores tentavam toques simples durante as partidas e ficavam treinando a execução do fundamento após os treinos coletivos das equipes.
- Passe para mim é essencial, é o que tem de mais importante no futebol. Porque é ali que começa tudo. Você não vê hoje um jogador ficar treinando passe depois do treino. O Junior ficava, o Leandro ficava, então chegava no jogo você já sabia o posicionamento. Falta simplicidade, o cara não quer dar um passe simples de 10 metros. Ele quer meter uma curva, uma bola de efeito. O alto número de passes errados é muito em função de as pessoas não terem humildade para dar um passe simples, porque o jogo coletivo é o mais importante. O cara tem que ter humildade para facilitar o companheiro - comentou.
Zico lembrou também que em outros esportes a assistência é mais valorizada, destacando que o futebol brasileiro demorou para reconhecer os seus bons passadores.
- Para se chegar ao gol, tudo começa no passe. No basquete o cara que dá muita assistência é valorizado, no vôlei também. No Brasil, demorou a ser valorizada a questão da assistência no futebol - disse o Galinho.
Ainda no aspecto tático, Zico criticou a opção de muitos treinadores de categorias de base em privilegiarem atletas única e exclusivamente pelo porte físico. Ele citou a função de centroavante como a mais emblemática para este caso, já que, no futebol atual, é difícil encontrar um camisa 9 de baixa estatura.
- Nas categorias de base, começaram a selecionar jogadores mais pela altura do que pela qualidade. No infantil, juvenil e mirim, os técnicos dão preferência aos altos para a posição de centrovante, zagueiro central e goleiro, enquanto muitos baixinhos talentosos ficam de fora. Você pode ser alto como o Ibrahimovi?, que tem quase 2m, mas tem que trabalhar a qualidade desde cedo - concluiu.
745 visitas - Fonte: Bem, Amigos!
VEJA TAMBÉM
- CHANCE DE TRAZER CRAQUE! Flamengo tem oportunidade única para finalizar contratação de Firmino
- SUPEROU O REAL! Flamengo supera Real Madrid e conquista superávit incrível no futebol mundial.
- Líder do Flamengo e titular na Seleção após superar problema GRAVE, meia dá a volta por cima.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -