28/2/2014 13:33
Zico lembra Copa de 98 e diz que Ronaldo não sabia de convulsão
Galinho encontrou o atacante horas depois do problema e R9 disse: 'Não sei o que aconteceu comigo, parece que eu levei uma surra'
Eterno ídolo do Flamengo, Zico voltou ao tempo, para o dia 12 de junho de 1998, quando a seleção brasileira foi derrotada por 3 a 0, na decisão da Copa do Mundo, no Stade de France. O Galinho era auxiliar do técnico Zagallo naquele mundial e relembrou a convulsão de Ronaldo, horas antes da partida. O ex-camisa 10 contou que, em um primeiro momento, o Fenômeno não sabia de seu problema de saúde e sentia dores no corpo antes de jogar.
- Depois do almoço, eu fiquei conversando com o Gilmar e o Evandro Mota. O papo era tão bom que esquecemos do horário.
Quando eu olhei, eram quase 16h. Eu fui tomar banho porque daqui a pouco tem o jantar. Quando eu estava passando, me avisaram: "É melhor você ir no quarto do Ronaldo, porque está acontecendo alguma coisa lá". Já tinha rolado muita coisa. Quando eu cheguei, na porta, o Ronaldo estava na cama. O Roberto Carlos estava assustado, olhando. Eu perguntei para o doutor Da Matta se estava tudo bem. O Ronaldo deitou, e dormiu de novo. Eu fui para o meu quarto, tomei banho e voltei. O Ronaldo parou na porta do restaurante e o fez como se fosse aquecimento. Eu perguntei:
"Ronaldo, você está se aquecendo agora?" Ele respondeu: "Não sei o que aconteceu comigo, parece que eu levei uma surra". Eu pensei: "Ele não sabe que teve uma convulsão" - afirmou Zico, em entrevista ao SporTV.
Zico lembrou que, por decisão médica, Zagallo tirou Ronaldo do time e escalou Edmundo como titular. No entanto, uma hora antes da partida, o Fenômeno estava no estádio, vestindo o uniforme e pediu para entrar em campo. E o médico da Seleção, doutor Lídio Toledo, não se opôs.
- Teve a reunião e o Zagallo escalou o Edmundo. Se o Ronaldo não pode jogar, não pode. Na hora da preleção, dentro do estádio, o auxiliar do Ricardo Teixeira me avisou que tinha uma reunião. Não era comum uma reunião uma hora antes do jogo. Quando eu cheguei, o Ronaldo estava de calção e meias. O Ronaldo estava falando:
"Lídio, eu joguei a Copa inteira, quero jogar". Lídio perguntou: "Você está bem, mesmo?". O Ronaldo respondeu que sim e o Zagallo liberou. Não tinha outra alternativa. O médico vetou às 17h30m e às 20h, não falou nada. Então, ele foi jogar.
Zico também afirmou que o clima no ônibus, no caminho entre o hotel e o estádio era péssimo. E, mesmo dentro do campo, parte da equipe ainda estava assustada e com medo de acontecer um problema com o atacante.
- O ônibus era um cemitério. Eu soube no Brasil que teve boca-a-boca, gritaram que o Ronaldo estava morrendo. Não soube de nada disso lá. Metade do time sabia o que tinha acontecido e a outra metade não sabia. Quando teve o choque com o Barthez, eu no banco fiquei desesperado. O Cafu também ficou. Porque ele sabia o que tinha acontecido, e a preocupação era com a vida do Ronaldo. Ele era o melhor jogador e era querido por todos.
1974 visitas - Fonte: Globo Esporte
VEJA TAMBÉM
- ENNER VALENCIA NA MIRA DO FLAMENGO! Atacante é desejado pelo mengão!
- BAP ASSUME PRESIDÊNCIA DO FLAMENGO! O que vem por aí para o clube em 2025?
- NOVO ATACANTE NO MENGÃO! Flamengo de olho em craque de rival!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -