Com naturalização à vista, Rossi, do Flamengo, pode ser opção de Tite para seleção brasileira

31/10/2025 12:44

Com naturalização à vista, Rossi, do Flamengo, pode ser opção de Tite para seleção brasileira

Com naturalização à vista, Rossi, do Flamengo, pode ser opção de Tite para seleção brasileira

O goleiro Rossi, que se destacou como peça-chave no Flamengo, está atualmente em processo de obtenção da cidadania brasileira. O atleta se encontra no Brasil desde 2023 e, caso seu processo seja bem-sucedido, pode ter a oportunidade de representar a seleção brasileira. O site ge esclarece algumas condições relacionadas a essa mudança de nacionalidade.

Desde 2020, a FIFA flexibilizou as regras para atletas que desejam mudar de nacionalidade. Para aqueles que, como Rossi, estão em busca de uma nova cidadania ao longo da vida, existem alguns critérios que precisam ser atendidos. Um atleta pode conseguir atuar pela nova seleção caso tenha nascido no país ou tenha laços familiares, como pais ou avós nascidos lá, ou ainda tenha residido no país por um período mínimo de cinco anos. Além disso, existem outras possibilidades que podem validar essa troca.

Um dos aspectos importantes a considerar é que, se um jogador participar de uma Copa do Mundo ou de competições continentais como a Copa América, ele ficará vinculado à seleção do país pelo qual jogou, perdendo assim a possibilidade de mudança. Outro ponto a ser destacado é que o atleta não pode ter disputado mais de três partidas oficiais pela seleção que pretende abandonar antes de completar 21 anos e deve ser cidadão do país que deseja representar no momento em que jogou pela seleção anterior. A última partida pela nação anterior também precisa ter ocorrido há pelo menos três anos.

Rossi, embora tenha sido convocado pela seleção da Argentina, ainda não participou de qualquer partida oficial da FIFA. Ele foi chamado aos 26 anos para um jogo contra a Bolívia durante as Eliminatórias, em setembro de 2021, mas não chegou a entrar em campo. Para formalizar seu pedido de mudança, o jogador deve enviá-lo para a FIFA com um testemunho e justificativas, além de documentos que comprovem a conexão com o novo país.

Os critérios para a mudança são diversos e incluem situações específicas em que o jogador já possuía a nova nacionalidade no momento de sua primeira participação oficial pela seleção que está deixando, ou casos onde ele perdeu a nacionalidade anterior sem consentimento, entre outros aspectos. Rossi possui contrato com o Flamengo até o final de 2027 e mostra interesse em estender sua permanência no clube carioca. O Flamengo, por sua vez, oferece suporte ao goleiro em sua busca pela cidadania brasileira.

Para obter a cidadania, é necessário que o jogador atenda a requisitos específicos, como ter capacidade civil de acordo com a legislação brasileira, residir no país por um mínimo de quatro anos, ter conhecimento da língua portuguesa e não possuir condenações penais. Curiosamente, a habilidade profissional de Rossi e suas raízes familiares na Região Sul do Brasil podem facilitar sua jornada, reduzindo o tempo necessário para a residência permanente.

Filipe Luís, treinador do Flamengo, foi questionado sobre a possibilidade de Rossi vir a jogar pela seleção brasileira e, em tom de brincadeira, comentou que não vê a possibilidade de um argentino defender as cores do Brasil em uma Copa do Mundo, mas destacou a qualidade do goleiro, afirmando que ele tem o direito de buscar sua cidadania.

Filipe Luís destaca liderança de Rossi no Flamengo
Filipe Luís destaca a liderança de Rossi no Flamengo

592 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- MICHAEL NO GRÊMIO? Bastidores PEGAM FOGO e futuro do atacante no Flamengo ganha reviravolta!
- Flamengo fecha Brasileirão com time sub-20 em duelo sem pressão contra o Mirassol
- Flamengo x Mirassol; saiba onde assistir



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade