Flamengo e Palmeiras se encontrarão na tão aguardada final da CONMEBOL Libertadores, marcada para o dia 29, às 17h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, no Peru. A logística para o evento já foi parcialmente definida pela entidade que regula o futebol sul-americano, como apurou a ESPN.
Um ponto a ser destacado é a coincidência com a final da Libertadores de 2019, também disputada em Lima, onde o Flamengo conquistou o título ao derrotar o River Plate. Para esta nova batalha, o Palmeiras optou pelo Hyatt Centric Lima, localizado no distrito de San Isidro, que foi o mesmo hotel onde o Flamengo se hospedou antes de sua vitória em 2019. Por outro lado, o Flamengo ficará no Hilton, em Miraflores, que é o hotel onde o River Plate ficou hospedado antes de enfrentar o Flamengo naquela decisão. Vale ressaltar que a distância entre os dois hotéis é de pouco mais de dois quilômetros, o que não comprometerá a logística das equipes.
Os treinos da equipe comandada por Filipe Luís serão realizados no campo da Federação Peruana de Futebol, um local familiar para o treinador, que também foi usado pelo Flamengo na decisão de 2019. Em contrapartida, o Palmeiras se preparará no campo do Alianza Lima, cuja estrutura foi utilizada pelo River Plate na final anterior.
A CONMEBOL já definiu que o Palmeiras será considerado o “Time A” do confronto, enquanto o Flamengo será o “Time B”. Isso traz uma outra importante definição a ser anunciada nas próximas semanas: a escolha dos uniformes que serão usados na partida decisiva. Diferentemente do que ocorreu em 2021, quando o Flamengo atuou com a camisa branca contra o Palmeiras, acredita-se que o time rubro-negro, mesmo sendo o “time B”, poderá utilizar seu uniforme tradicional vermelho e preto na final. Isso se deve à remoção de uma cláusula do regulamento que obrigava o “time B” a vestir uniforme claro caso a camisa principal do “time A” fosse escura. Em jogos anteriores realizados em 2023, como no confronto entre Boca Juniors e Fluminense no Maracanã, os times puderam utilizar suas camisas principais.
Recentemente, o Flamengo indicou à CONMEBOL seu desejo de usar seu uniforme principal na final deste ano, e uma autorização pode ser emitida nos próximos dias.
Tanto Flamengo quanto Palmeiras ainda têm mais seis partidas a disputar até a grande final, todas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Esse número pode ser alterado, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve anunciar em breve uma alteração nas datas dos jogos das duas equipes na 36ª rodada do Brasileirão. Inicialmente programados para o mesmo final de semana da final da Libertadores, os jogos agora poderão ser remarcados para o meio da semana, provavelmente na terça-feira (25) que antecede a decisão. As duas delegações devem estar em Lima, no Peru, até o dia 26 de novembro.




Comentários do Facebook -