Exclusivo: Paulo Pelaipe comenta estratégia do Flamengo para trazer reforços e projeta 'boa Libertadores'

8/3/2014 10:02

Exclusivo: Paulo Pelaipe comenta estratégia do Flamengo para trazer reforços e projeta 'boa Libertadores'

O diretor executivo de futebol do Rubro-negro falou também sobre Elias e Carlos Eduardo

Exclusivo: Paulo Pelaipe comenta estratégia do Flamengo para trazer reforços e projeta boa Libertadores
(Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem)

Ele deixou o frio de Porto Alegre no final de 2012 e aterrissou no caloroso Rio de Janeiro para um dos maiores desafios da sua carreira. Depois de passar um ano administrando o futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe assumiu o cargo de diretor executivo de futebol do Flamengo com a função de ser o intermediário entre elenco e diretoria num momento de mudanças no clube com a então recente eleição da chapa de Eduardo Bandeira de Mello e Wallim Vasconcellos.

De pulso firme e fala direta, o gaúcho trouxe reforços polêmicos, como Paulinho e Hernane, viu o fracasso de Mano Menezes no comando técnico, passou por um momento de questionamento ao final de 2013, por pouco não deixou o clube, mas recuperou a confiança da cúpula rubro-negra e manteve o posto de diretor de futebol.

Pouco mais de um ano após sua chegada, o Flamengo perdeu Elias, Carlos Eduardo segue sem mostrar um bom futebol, mas o time vai bem, tanto no Carioca, quanto na Libertadores. Agora, de contrato renovado, Pelaipe administra um dos raros momentos de calmaria na turbulenta Gávea.

A reportagem do Yahoo Esporte Interativo falou com exclusividade com o diretor, que analisou algumas das principais questões do Rubro-negro neste início de ano. Veja:

ELIAS


Elias ficou um ano no Flamengo e já alcançou o status de ídolo. Contudo, …

Paulo Pelaipe: "O assunto 'Elias' sempre foi tratado pela direção, pelo vice-presidente. No momento em que houve o litígio entre o jogador e o clube, que ele retornou à Fifa, o Flamengo tomou essa decisão, infelizmente, da desistência do jogador.

Mas as coisas no futebol são dinâmicas, nunca é definitivo, nunca se chega e diz que 'sim' ou que 'não'. Mas, nesse momento, está tudo parado conforme a direção se manifestou no site oficial".

CARLOS EDUARDO

P.P.:“Nós temos respeito a todos os profissionais. Podem jogar 11 jogadores e sete ficam no banco de acordo com a lei da Federação Carioca de Futebol. No Brasileiro e na Copa do Brasil podem disponibilizar 13 jogadores no banco. E quem escala a equipe do Flamengo é Jayme (de Almeida) e ele escolheu que no último jogo o Carlos Eduardo entrasse e jogasse.

Ele tem a sua visão de jogo e o jogador vai continuar à disposição do técnico, assim como outros jogadores que nós contratamos.

Apesar das críticas pelo baixo rendimento apresentado, marcou o gol …

A direção contrata os jogadores sempre com o intuito de colocar os atletas que o treinador pede. O Flamengo não contrata nenhum jogador que não passe pela aprovação do treinador.

O jogador que vem é indicado pelo técnico, avaliado pela direção e é contratado dentro dos padrões que o Flamengo tem, no qual o clube possa honrar um compromisso.

É importante esclarecer que quem comanda o Flamengo trabalha em conjunto com a comissão técnica. Não existe um trabalho isolado no clube e sim um trabalho em equipe. Então todos os jogadores estão à disposição do treinador e ele os utiliza da melhor maneira possível”.

REFORÇOS

P.P.:“São estratégias que nós temos que sempre que o Flamengo pode e está controlando o mercado. Nós temos uma equipe de profissionais que controla o mercado, observa os jogadores. Nós criamos isso, antes não tinha um banco de dados de atletas.

E há um ano e três meses que estamos aqui no Flamengo nós criamos isso. Um banco de dados dos atletas profissionais e também das categorias de base. O Flamengo é um clube grande e está sempre observando o mercado”.

LIBERTADORES

P.P.:“A expectativa é boa. Mas é uma chave difícil, o sorteio foi meio madrasto pra nós. Pegamos um grupo difícil. Além de pegar equipes tradicionais, que disputam a Libertadores ao longo desses anos. Praticamente nos últimos oito anos o Emelec e o Bolívar sempre estão nela.

O Léon já é uma equipe nova em termos de Libertadores, mas é um time que conta com oito jogadores da Seleção Mexicana, cinco que são titulares e mais três que são convocados. Então é uma equipe que investe muito e uma das que mais investem em jogadores, a primeira ou a segunda com maior folha salarial da Libertadores”.

Temos que ter muito cuidado. É importante fazer a pontuação em casa. Mas não existe favorito. A mídia escolhe os favoritos e às vezes erram como acertam também. Na Copa do Brasil, por exemplo, não acertaram. O Flamengo não era uma equipe credenciada pela grande imprensa como favorita, mas no futebol as coisas são decididas dentro do campo. Não se decide nada fora, em debates. É decidido com trabalho, dedicação e preparação da equipe.

Se o Flamengo apresentasse cinco ou seis dos reforços que o Cruzeiro apresentou ano passado, eu tenho certeza que os dirigentes do Flamengo seriam execrados.

Se o Flamengo anunciasse Egídio, Nilton, Bruno, como reforço, que são jogadores que não se acertaram em seus clubes e foram dispensados. Dagoberto pelo Inter, Borges pelo Grêmio.

Esses jogadores foram para o Cruzeiro, o Marcelo Oliveira montou bem a equipe e eles hoje são enaltecidos. O futebol é assim, é feito de trabalho e o técnico deles fez um excelente trabalho, deu entrosamento ao time e foi campeão Brasileiro merecidamente.

Futebol é conjunto, é encaixe, e quando as peças se encaixam, quando as peças dão certo, como aconteceu na Copa do Brasil, onde as peças se encaixaram. Tiveram jogadores que chegaram aqui e foram ridicularizados, chamados de ‘caipira’ e hoje estão brilhando, como Hernane, como Paulinho, como outros, que deram resposta em campo.

Fomos campeões merecidamente na Copa do Brasil dentro de campo e assim que nós trabalhamos. Com a realidade, com os pés no chão. Porque não se pode fazer nada sem trabalho e nós acreditamos no nosso trabalho”.








6384 visitas - Fonte: Yahoo


VEJA TAMBÉM
- RETROSPECTIVA DE 2024! Os cinco grandes momentos do Flamengo em 2024
- SONHANDO ALTO! Presidente do Flamengo sonha em garantir quantia bilionária
- NÃO VAI MAIS? Zagueiro não deve ir para rival por respeito ao Flamengo!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade

Carioca

Sex - 21:00 - -
X
Flamengo
Boavista SC

Brasileiro

Dom - 16:00 -
2 X 2
Flamengo
Vitoria