Os 10 maiores estádios brasileiros

10/3/2014 15:24

Os 10 maiores estádios brasileiros

Os 10 maiores estádios brasileiros
Você já deve ter ouvido histórias do velho Maracanã. Até o início dos anos 90, era comum que o “ex-Maior do Mundo” recebesse públicos superiores a 100 mil pessoas. Fosse um amistoso da seleção, uma final de campeonato ou um simples jogo de campeonato carioca, o estádio construído para a final da Copa do Mundo de 1950 detinha quase todos os recordes de público do futebol brasileiro.

Apesar dos números absolutos, nem só de Maracanã vive o futebol brasileiro. Morumbi, Mineirão, Castelão, Mangueirão, Arruda, Beira-Rio, Mané Garrincha e mais uma série de estádios compõem nossa carteira de grandes estádios.

Com uma série de normas de segurança sendo aprovada, vários estádios do país tiveram sua capacidade reduzida. Alguns estádios tiveram sua capacidade ajustada para atender as regulamentações da FIFA para a Copa do Mundo.

O Maracanã de hoje, por exemplo, recebe apenas metade do original (se considerada, é claro, a capacidade considerada, e não os maiores públicos da sua história). Apesar disso, segue sendo o maior estádio brasileiro. A seguir, uma relação dos 10 maiores estádios brasileiros.


1. Maracanã

Apesar de ter sua capacidade original substancialmente reduzida (hoje recebe 73 mil pessoas), ainda é o maior estádio do país. Recebe jogos de Flamengo e Fluminense – e Botafogo, enquanto o Engenhão estiver parado –, além dos clássicos do Estado do RJ. Será palco de uma final de Copa do Mundo novamente. Oportunidade de vermos um novo Maracanazzo. Ou de ver a seleção apagar, para sempre, esse fantasma.

2. Mané Garrincha

Localizado na capital do país, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi palco de abertura da Copa das Confederações – jogo em que se estabeleceu o recorde de público da história do estádio – e da despedida de Neymar do futebol brasileiro. Hoje, recebe 68 mil pessoas.

3. Morumbi

Maior estádio particular do mundo por muito tempo, o estádio do São Paulo foi centro de uma queda de braço entre o clube e a CBF, que acabou por apoiar a constração da Arena Corinthians (o Itaquerão) para o uso na Copa do Mundo. Segue sendo, no entanto, o maior estádio do Estado de SP, com capacidade para pouco menos de 67 mil.

4. Castelão

O gigante do Ceará foi um dos primeiros estádios da Copa a ficar pronto. Recebendo pouco menos de 64 mil, esteve na Copa das Confederações, estará na Copa e vem sendo palco de edições das Copas do Nordeste, reativadas recentemente.

5. Arena Grêmio

Construído para colocar o Grêmio em um patamar financeiro diferente, a Arena Multiuso atende 60.500 pessoas e foi inaugurada num jogo contra o Hamburgo, numa reedição da final do Mundial Interclubes-83, título mais importante da história do clube. Não estará na Copa

6. Arruda

Pertencente ao Santa Cruz, o maior estádio de Pernambuco registrou a melhor média de público de 2013, sendo fundamental na campanha que trouxe o time de volta à série B. Atende 60.044 pessoas, mas não estará na Copa do Mundo.

7. Mineirão

Palco principal de Minas Gerais, o estádio era casa da dupla Atlético e Cruzeiro até iniciarem a reforma. Hoje, apenas o Cruzeiro joga regularmente lá – o Galo atua apenas em jogos para público mínimo requerido, como na final da Libertadores-13. O estádio que registra recorde de 134 mil espectadores, hoje só recebe 57 mil.

8. Parque do Sabiá

Único do top-10 a não estar localizado em uma capital, o estádio municipal de Uberlândia foi inaugurado em 82 e seu jogo de estreia foi um chocolate da seleção brasileira em cima da Irlanda. Apesar de abrigar 53 mil pessoas, não estará na Copa.

9. Beira-Rio

Propriedade do Internacional (RS), o estádio ficou assim conhecido por estar à beira do rio Guaíba. Recebendo 51 mil pessoas, o estádio de tantos Gre-Nais e títulos Colorados, será o representante do Rio Grande do Sul na Copa do Mundo.


10. Arena Fonte Nova

Localizado em Salvador, o estádio foi remodelado para a Copa do Mundo 2014 e atende pouco mais de 50 mil pessoas. Histórica casa do Bahia, foi num clássico Ba-Vi que ele foi reinaugurado, com direito a goleada dos visitantes. A Itaipava conseguiu o naming rights do estádio.

2286 visitas - Fonte: Futpro


VEJA TAMBÉM
- NOVO CLUBE! Tite pode assumir Valencia da Espanha após saída do Flamengo
- BUSCANDO ESPAÇO! Zagueiro encurta féria para poder ajudar o Flamengo em 2025!
- CRITICOU! Novo diretor técnico faz análise detalhada sobre a situação do clube!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade

Carioca

Sex - 21:00 - -
X
Flamengo
Boavista SC

Brasileiro

Dom - 16:00 -
2 X 2
Flamengo
Vitoria