A final da Copa Intercontinental entre PSG e Flamengo gerou um impacto significativo na visibilidade das marcas patrocinadoras do evento. Um estudo realizado pela AuraSight, uma plataforma que utiliza inteligência artificial para medir o valor da exposição de marcas durante transmissões ao vivo e em redes sociais, atribui um retorno total de R$ 34 milhões às marcas que estiveram em destaque nas placas de publicidade no Estádio Ahmad bin Ali. A empresa Aramco, estatal de petróleo e gás da Arábia Saudita e principal patrocinadora da competição, foi a que mais se beneficiou durante a partida.
De acordo com a AuraSight, a Aramco teve cerca de 25 minutos de tempo de tela, resultando em um retorno superior a R$ 9 milhões. Esse valor representa o que a empresa teria pago para ter essa visibilidade nos canais de transmissão, como Globo e CazéTV. Outros patrocinadores importantes, como Qatar Airways, Coca-Cola, Adidas e Visa, também apresentaram retornos significativos, na casa dos quatro milhões de reais. Já marcas como Jetour e Visit Qatar alcançaram retornos menores, entre um e dois milhões de reais.
A metodologia utilizada pela AuraSight para calcular o ROE (Retorno de Exposição) leva em consideração diversos fatores, como o tamanho da logomarca na tela, a localização na imagem, o tempo em que a marca ficou visível e a presença simultânea de outras marcas. Marcas que aparecem isoladas durante a transmissão, por exemplo, recebem uma valorização maior.
O apito inicial da partida ocorreu às 15h de quarta-feira (17), mas a repercussão do jogo se estendeu além desse horário. A AuraSight observou uma ampla circulação de conteúdo nas redes sociais, que amplificou ainda mais o valor das marcas envolvidas. Entre os dias 16 e 18, foram registrados mais de quatro milhões de postagens nas redes sociais monitoradas, com o X (antigo Twitter) sendo a principal plataforma, responsável por 91,9% das publicações.
O Brasil destacou-se como o país com a maior quantidade de posts, respondendo por quase 40% do total. Em seguida, os Estados Unidos e a França contribuíram com 13,6% e 10%, respectivamente. A maior repercussão nas redes sociais também pode ser observada pelo valor estimado de R$ 19,9 mil gerado por uma única postagem no perfil da CazéTV no Instagram. Esse post, que recebeu 31 mil curtidas e mais de 500 mil visualizações, evidencia o potencial de alcance e engajamento proporcionado por essas plataformas.
Outro exemplo notável foi uma publicação do influenciador Chico Moedas, que alcançou um retorno de R$ 263,4 mil para a marca Lubrax, pertencente à Vibra Energia, apesar de não haver ativação comercial. Essa postagem acumulou mais de 800 mil curtidas e 16 milhões de visualizações em menos de 24 horas.




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