Flamengo desafia tradição ao escalar elenco alternativo, enquanto Carioca não terá grandes estádios

8/1/2026 13:22

Flamengo desafia tradição ao escalar elenco alternativo, enquanto Carioca não terá grandes estádios

Flamengo desafia tradição ao escalar elenco alternativo, enquanto Carioca não terá grandes estádios

O Campeonato Carioca tem início oficial marcado para a próxima quarta-feira, 14 de janeiro. No entanto, uma partida antecipada acontecerá neste domingo, dia 11, entre Flamengo, atual campeão, e Portuguesa, em Volta Redonda. Esse confronto, que faz parte da 5ª rodada do torneio, foi antecipado a pedido do time rubro-negro devido à proximidade da Supercopa do Brasil, onde enfrentará o Corinthians no dia 1º de fevereiro.

A antecipação do jogo não impactará o planejamento do Flamengo em relação ao seu elenco principal. O time voltará aos treinos um pouco mais tarde do que os demais clubes, pois disputou a Copa Intercontinental em dezembro e conquistou várias taças em 2025. Com a recente alteração no calendário, que agora contempla apenas dez datas, os tradicionais clubes tiveram autorização para utilizar equipes alternativas nas três primeiras rodadas.

Conforme o regulamento, os grandes clubes são "obrigados" a escalar seus elencos principais somente a partir da quarta rodada. Com o jogo adiantado, o Flamengo é o único clube grande que pode usar seu elenco alternativo por quatro rodadas consecutivas sem penalização nas cotas. Entretanto, os principais jogadores do Flamengo devem ser convocados para os jogos importantes contra Fluminense, no dia 25 de janeiro, e Sampaio Corrêa, no dia 7 de fevereiro, ambos no Maracanã. É possível que a equipe também antecipe a volta de alguns jogadores titulares para o clássico contra o Vasco, marcado para o dia 21 de janeiro.

Quanto à infraestrutura dos estádios, dos 12 clubes que participarão do Campeonato Carioca, nem todos poderão receber as equipes grandes em suas praças esportivas. Apenas o Maracanã, Nilton Santos, São Januário, Luso Brasileiro (Portuguesa), Elcyr Resende (Boavista), Raulino de Oliveira (Volta Redonda), Moca Bonita (Bangu) e Lourival Gomes (Sampaio Corrêa) estão liberados, e esses estádios atendem a todos os requisitos para acolher Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

Por outro lado, os estádios de Madureira, Maricá e Nova Iguaçu não receberão os principais times do estado. O jogo Nova Iguaçu x Fluminense, referente à 3ª rodada, ainda tem local a ser definido, assim como Madureira x Vasco na 5ª rodada. O estádio de Maricá não terá mando de campo contra os grandes e atuará como visitante nas partidas contra Vasco e Fluminense. No entanto, o clube tem o direito de realizar três partidas em seu estádio, o João Saldanha, contra Bangu, Sampaio Corrêa e Volta Redonda.

237 visitas - Fonte: Torcida Flamengo


VEJA TAMBÉM
- Flamengo planeja investimento milionário para miniestádio no Ninho
- Impasse com o São Paulo pode colocar Allan na rota do Corinthians
- Futuro de Brazão no Santos fica incerto, enquanto Flamengo aguarda decisão do clube paulista



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade