Lembra dele? Flamengo evita condenação de R 28 milhões em processo de ex-volante

8/1/2026 14:02

Lembra dele? Flamengo evita condenação de R 28 milhões em processo de ex-volante

O Flamengo obteve uma vitória decisiva no TST contra o ex-volante Rômulo. O clube evitou o pagamento de uma pensão vitalícia estimada em R 28 milhões. Entenda os detalhes do caso.

Lembra dele? Flamengo evita condenação de R 28 milhões em processo de ex-volante
O Clube de Regatas do Flamengo comunicou aos seus sócios, nesta semana, um importante desfecho favorável na esfera trabalhista. O departamento jurídico do clube conseguiu reverter, em instâncias superiores, um pedido de pensão vitalícia movido pelo ex-volante Rômulo, revelado na base rubro-negra. A ação, que poderia custar cerca de R$ 28 milhões aos cofres do clube, foi finalizada com uma condenação de apenas R$ 66.487,35.


O valor final refere-se apenas a indenizações por danos morais e estéticos, corrigidos monetariamente. Para o Flamengo, o resultado é visto como um grande sucesso de gestão jurídica, eliminando um passivo financeiro que se estendia por anos.

A Lesão que Mudou a Carreira
Rômulo viveu seu auge no Flamengo em 2007, sob o comando de Joel Santana. No entanto, sua trajetória foi marcada por uma lesão devastadora ocorrida em um clássico contra o Vasco, no Maracanã.


A gravidade do lance foi extrema, envolvendo múltiplos danos estruturais na articulação:

Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

Danos ao ligamento colateral medial e menisco.

Lesões de cartilagem e fragmentos ósseos no fêmur e tíbia.

A Tese Jurídica da Vitória Rubro-Negra
Embora laudos periciais de 2018 apontassem a incapacidade total para o futebol, a defesa do Flamengo, liderada por seus advogados e apresentada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), obteve êxito ao provar que o atleta continuou exercendo a profissão em alto nível após a lesão.

O clube argumentou que, após deixar a Gávea, Rômulo assinou contratos profissionais com clubes como Paraná, Figueirense, Atlético-GO e Brasiliense até o ano de 2015. A desembargadora Glaucia Braga, seguida pelo TST, entendeu que, embora houvesse uma redução na capacidade laboral, o jogador não estava inválido para outras funções. Com isso, o pleito de pensão mensal até os 75 anos foi julgado improcedente, poupando o clube de um prejuízo astronômico.

O caso agora entra em fase final de execução apenas sobre o valor residual da indenização por danos morais, encerrando um dos capítulos mais complexos do jurídico rubro-negro em 2025.

Flamengo, Rômulo, Processo Trabalhista, TST, Departamento Jurídico, Notícias do Flamengo.

4173 visitas - Fonte: Torcida Flamengo


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Léo Ortiz recebem sondagens, e jornalista dispara: Ficar no Flamengo é melhor
- "Sonho de criança"! Emocionado, Vitão é apresentado, veste o Manto e projeta história no Flamengo
- Lembra dele? Lateral ex-joia do Flamengo está na mira e pode ir para o Manchester City



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade