O início da carreira do paraibano Dino Tambaú no futebol de areia começou por acaso. Os primeiros dribles dele com a bola foram nos gramados, quando aos 17 anos integrava as categorias de base do Auto Esporte, de João Pessoa, sua terra natal. Mas teve que interromper esta trajetória após ser atropelado. Andava de bicicleta, quando foi atingido por uma moto e teve fratura exposta num dos braços. Precisou passar por cirurgia e por seis meses de recuperação. Foi proibido de jogar futebol.
Só no fim da recuperação, já melhor, resolveu jogar bola na praia. Saciava sua sede por futebol, mas num terreno com menos impacto. Começou apenas por lazer, mas chamou a atenção de quem trabalhava na área de forma profissional. Venceu na vida. E hoje já tem no currículo várias passagens pela seleção brasileira e se tornou um dos principais jogadores da modalidade. Agora, comemora a realização de seu maior sonho: ser contratado pelo Flamengo para defender as cores do Rubro-Negro.
O início, como se vê, foi conturbado para Dino, que carrega no apelido Tambaú o nome da praia de João Pessoa em que ele começou a jogar futebol de areia. No Auto, um tradicional, mas pobre clube paraibano, a vida não era fácil. Ficou ainda mais difícil depois do acidente. O jogador tinha sido aprovado em uma 'peneira', mas depois de pouco tempo a carreira foi freada bruscamente.
Achou que tinha acabado tudo. Que era o fim do sonho. Nem imaginava que um convite para jogar "pelada" na praia iria mudar o rumo da sua vida.
- Fiquei jogando uma bolinha com os amigos na praia. Gostaram do meu futebol e me chamaram para disputar campeonatos. Comecei como amador mesmo. Jogando por diversão. Mas como não cheguei a ser jogador profissional no campo, minha decisão por mudar de esporte foi mais fácil - relembrou.
Após ingressar oficialmente nas areias, Dino Tambaú seguiu com os campeonatos amadores na praia. Em uma dessas partidas, chamou a atenção de membros da Federação Paraibana de Beach Soccer (FPBS) e foi chamado para integrar a seleção de futebol de areia do Estado. Disputou o Campeonato Brasileiro em 2004 e no mesmo ano teve a oportunidade de defender o Brasil, comandado na época pelo técnico Índio. Não largou mais a chance.
Com a visibilidade da seleção brasileira, ele rodou por clubes no Brasil e no mundo. Já jogou por equipes como o Vitória. No exterior, o paraibano foi campeão alemão pelo União Brasil (time de brasileiros na Alemanha) em 2007 e israelense em 2012 pelo Kafar Qasem. Enquanto que pela seleção brasileira foi campeão do mundo em 2009.
Mesmo com tanto sucesso, ainda faltava algo no currículo para ele, que só foi concretizado nesta semana. Dino Tambaú acaba de ser contratado para fazer parte de um time estrelado do Flamengo para as disputas da Copa Brasil.
- É um sonho realizado defender uma equipe de tradição. É diferente. Já fui convidado para jogar lá no Flamengo outras duas vezes, mas sempre em períodos que estava lesionado e por isto não pude aceitar o convite. Agora sim, vai ser possível. Vou ter uma visibilidade a mais. Flamengo é Flamengo. Vou trabalhar da mesma forma que nas outras equipes. Mostrar bem o meu trabalho - disse Dino Tambaú.
Dino Tambaú (camisa 2) vai disputar a Copa Brasil no final de março (Foto: Wander Roberto)
Ele garante ter recebido ainda propostas do Sampaio Corrêa, Sport e Fluminense. Mas a escolha pelo Fla se deu pelo projeto que foi montado. O elenco do Flamengo está recheado de craques: o defensor Bruno Xavier, eleito o melhor jogador do mundo em 2013, e o atacante Bruno Malias, tetracampeão da Copa do Mundo (2006, 2007, 2008 e 2009), estão no grupo. Além dos já selecionáveis Rafinha Amorim, William e Souza.
- Tem tudo para ser muito bom, pois já conheço o pessoal há bastante tempo. Já joguei muito com Bruno, que foi eleito o melhor jogador do mundo também. Vai ser muito gratificante jogar ao lado dos melhores.
Dino Tambaú em ação: um dos melhores jogadores do país na atualidade migrou para a praia por acaso
(Foto: Divulgação / CBBS)
Antes de acertar com o Rubro-Negro, Dino Tambaú disputou o Campeonato Carioca deste ano pelo Prado Júnior. Mas recentemente precisou ficar afastado dos treinamentos por 90 dias por causa de uma lesão no adutor. E nos jogos que disputou, ele teve um incentivo a mais. Estava sendo observado pelo atual técnico da seleção brasileira Júnior Negão.
- Fiquei três meses parado e já estou retornando aos treinamentos. Já participei das atividades com o elenco e estou pronto.
O atleta de 28 anos vai disputar a Copa Brasil de futebol de areia para tentar o bicampeonato da competição para o clube, que será disputada entre os dias 26 e 30 de março, em arena montada no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo).
No Grupo A da Copa Brasil, o Flamengo está ao lado de Vasco, Avaí e Vitória. O Grupo B tem Manaus, Sport e Fluminense. E o Grupo C conta com Botafogo, Sampaio Corrêa e Vila Velhense. O primeiro colocado de cada chave mais o segundo lugar do Grupo A se classificam para as semifinais, no cruzamento 1ºA x 1ºB e 1ºC x 2ºA. Posteriormente acontecem a disputa do terceiro lugar e a briga pelo título.
Comentários do Facebook -