Marcelinho pode ser o primeiro jogador de clube brasileiro a erguer a taça de campeão invicto da Liga das Américas (Foto: Samuel Vélez / FIBA)
A participação do Flamengo na Liga das Américas já é a melhor de sua história. Sem jamais ter chegado ao Final Four (fase decisiva com os quatro candidatos ao título), o clube rubro-negro pode, agora, quebrar outro tabu. Caso seja campeão, os cariocas serão os primeiros brasileiros a conquistarem a 'Libertadores do basquete' de maneira invicta. Tanto Brasília, na temporada 08/09, quanto Pinheiros, no ano passado, levaram o caneco, mas perdendo pelo menos um de seus duelos. O único vencedor com 100% de aproveitamento na história foi o argentino Peñarol na edição 09/10.
- Fizemos um grande caminho nesta competição. Ser campeão invicto é um algo mais, nada muito significativo. Temos que pensar em somente ganhar do Pinheiros e seguir confiando no trabalho que estamos fazendo e em como estamos treinando. Se for campeão, não importa de que jeito seja. O legal é vencer e festejar com a torcida - declarou o armador Nico Laprovittola, que perdeu para o Pinheiros no Final Four do ano passado com o Lanús, quando a fase derradeira ainda era em sistema de quadrangular.
Ao todo, os comandados por José Neto atuaram em seis jogos. Na fase inicial, com sede em Quito, no Equador, foram três vitórias, sendo uma dramática, na prorrogação, contra os donos da casa Mavort. Para completar, outras duas, mas de forma tranquila. As vítimas foram o Capitanes de Arecibo (PUR) e o Leones de Quilpué (CHI), respectivamente.
Já na segunda perna, a viagem foi mais longa, no meio do Carnaval. O destino: Xalapa, no México. Por lá, os rubro-negros encontraram os venezuelanos do Cocodrilos, os compatriotas do Uberlândia e os mexicanos do Halcones Xalapa. Foram três "goleadas", todas com diferença acima dos 15 pontos de vantagem.
Pinheiros perde duas e não pode ter 100% de aproveitamento
Quem poderia ter a mesma chance dos cariocas é o Pinheiros, porém dois tropeços ao longo da competição para Cocodrilos e Capitanes de Arecibo impedem que o bicampeonato dos paulistas venha com 100% de aproveitamento.
O campeão da Liga das Américas disputa o Torneio Interligas (Mundial de Clubes) contra o vencedor da Euroliga (campeonato europeu de clubes), em outubro, em local ainda a ser definido.
Comentários do Facebook -