20/4/2026 18:20
Gestão Fla-Flu fecha parceria para shows sem tirar clubes do estádio
Flamengo e Fluminense anunciam parceria com a empresa "30e" para trazer grandes shows ao Maracanã. Saiba como a gestão planeja conciliar os eventos musicais com o calendário do futebol sem prejudicar o gramado em 2027.
O Maracanã se prepara para uma nova era que vai além das quatro linhas. A gestão liderada por Flamengo e Fluminense anunciou, nesta segunda-feira (20), uma parceria estratégica de cinco anos com a empresa brasileira "30e". O objetivo é transformar o Templo do Futebol em um dos maiores polos de entretenimento do país, atraindo astros da música nacional e internacional.
A grande inovação da promessa feita pelos clubes é a manutenção do calendário esportivo. Diferente do que ocorre em outras arenas, o plano prevê que nenhum dos clubes precise mandar seus jogos em outros estádios devido à montagem de palcos.
Logística e Proteção: O Desafio do Gramado
A principal dúvida dos torcedores recai sobre a qualidade do campo. Para evitar o desgaste que forçou, por exemplo, o São Paulo a jogar no interior paulista recentemente, a gestão Fla-Flu adotará protocolos rígidos:
Posicionamento do Palco: A estrutura será montada preferencialmente sobre a parte sintética do gramado híbrido, atrás do gol do Setor Norte.
Piso Tecnológico: Será utilizado um piso especial de plástico polipropileno de alta resistência. Com 3,5 cm de altura, o material suporta até 40 toneladas por m², permitindo a circulação de pessoas sem asfixiar ou esmagar a grama natural.
Aproveitamento de "Janelas": Os shows serão agendados estritamente durante períodos de viagens dos clubes ou pausas para a Data FIFA, garantindo que o gramado tenha pelo menos 4 a 5 dias de recuperação antes da bola rolar.
Casos de Sucesso e Foco no Entretenimento
A viabilidade do projeto sustenta-se em testes realizados recentemente. Em outubro do ano passado, o show do Sorriso Maroto ocorreu apenas cinco dias antes de um duelo entre Fluminense e Juventude. Na ocasião, o campo apresentou ótimas condições e não houve reclamações técnicas.
O novo CEO do Maracanã, Fred Nantes (ex-Conmebol), reforçou a visão comercial do projeto:
"A ideia é ampliar horizontes e diversificar a utilização do estádio com qualidade e excelência. Queremos proporcionar experiências memoráveis para os fãs e para a cidade, sem abrir mão do protagonismo do futebol", afirmou Nantes.
O Maracanã em Números (2025-2026)
Jogos em 2025 73 partidas oficiais
Último Grande Show Henrique e Juliano (03/01/2026)
Duração do Contrato com 30e 5 anos (Início em 2027)
Capacidade de Carga do Piso 40 toneladas por m²
A parceria marca uma mudança de mentalidade na gestão dos estádios cariocas. Se o planejamento for cumprido, o Maracanã poderá gerar receitas extras milionárias para Flamengo e Fluminense, fortalecendo ainda mais os cofres das duas maiores potências do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Maracanã, Flamengo, Fluminense, Shows Maracanã, Gramado Maracanã, Empresa 30e, Gestão Fla-Flu, Fred Nantes, Notícias do Flamengo.
401 visitas - Fonte: -
VEJA TAMBÉM
- Flamengo e Fluminense alinham parceria em grandes eventos no Maracanã; implicações para o gramado
- Zagueiro Alexsandro, do Lille, declara prioridade ao Flamengo para volta ao Brasil
- Atleta convocado por Ancelotti manifesta interesse em defender as cores do Flamengo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -