27/3/2014 12:22
Flamengo propõe alterar estatuto para receber incentivo fiscal, mas excesso de mudanças cria polêmica interna
Eduardo Bandeira de Mello (com o microfone): no centro de uma disputa política Foto: Gustavo Miranda
Enquanto o time de futebol busca paz, na política rubro-negra tranquilidade é artigo raro. Há duas semanas, o presidente Eduardo Bandeira de Mello entrou com proposta de alteração do estatuto do clube, em caráter de urgência, para adequá-lo à Lei Pelé. O objetivo é fazer com que o clube possa receber recursos públicos.
O problema é que o número de mudanças propostas (11) alimentou a rejeição de grupos políticos que, ancorados no regimento interno, querem que o projeto seja analisado como proposta de novo estatuto e, com isso, entre na fila junto a outras que já estão em discussão e ainda não têm data para serem votadas.
Pelas regras internas, uma proposta de alteração só pode englobar um capítulo. Algumas das 11 mudanças visam apenas a alinhar os textos do estatuto com o da Lei Pelé. Outras, no entanto, interferem na política interna do clube — como a que proíbe mais do que uma reeleição para dirigentes (não só presidentes, como também vice-presidentes e presidentes dos poderes).
Nesta sexta, termina o prazo para as contestações. Pelo menos duas já foram entregues: dos conselheiros Francisco Gularte e Jorge Roberto Teixeira Braga. Depois, o caso será encaminhado à comissão interna de estatuto, que irá estudar a proposta antes que ela seja votada pelo Conselho Deliberativo.
A diretoria atribui a essa votação a possibilidade de o clube obter patrocínios através de leis de incentivo fiscal — sobretudo para esportes olímpicos. No projeto de orçamento para 2014, o Flamengo prospecta R$ 19 milhões com esse tipo de receita.
— Vou levar para o plenário (do Conselho Deliberativo) as críticas que foram feitas e os problemas que o Flamengo pode ter caso essas alterações não sejam aprovadas. Só acho que as pessoas precisam pensar primeiro no Flamengo e depois na política — disse o presidente do Deliberativo, Delair Dumbrosck.
754 visitas - Fonte: EXTRA
VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Gabigol inicia contagem regressiva após saída do Flamengo
- REFORÇO DE PESO! Flamengo analisa fazer proposta por Roberto Firmino
- DE SAÍDA? Matheus Cunha tem futuro incerto no Flamengo e recebe sondagens
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -