Marquinhos brilha, Flamengo vence Uberlândia e assegura primeiro lugar

27/3/2014 22:11

Marquinhos brilha, Flamengo vence Uberlândia e assegura primeiro lugar

Com a vitória por 82 a 77 e a derrota do Paulistano para o Minas, time carioca não pode mais ser alcançado e terá o direito de decidir o título em casa, se chegar à final

Marquinhos brilha, Flamengo vence Uberlândia e assegura primeiro lugar
Na primeira aparição do Flamengo após o título da Liga das Américas, a torcida não compareceu em peso como era esperado. Nem isso fez o time rubro-negro perder o ritmo. Embalado por mais uma conquista importante, o time do técnico José Neto parecia cansado no início do jogo, mas foi só impressão. Com destaque para Gegê, Marcelinho, Meyinsse e, principalmente, Marquinhos, decisivo nos momentos mais importantes do jogo, o melhor time do continente mostrou o porquê também lidera com folgas o NBB. Sem dar chance para o Uberlândia, que queria entrar no G-4, a equipe carioca dominou a partida, venceu por 82 a 77 e assegurou a primeira colocação na fase de classificação por antecipação com a derrota do Paulistano para o Minas Tênis.

Desfalcado do seu armador principal Nicolás Laprovittola, poupado com dores na coxa, o comandante carioca aproveitou para testar outras variáveis ofensivas, quando Gegê não estava na quadra. Marcelinho e Marquinhos se revezavam na distribuição de bolas. O fato foi enaltecido por Neto, mesmo com o pouco tempo de treinos com esta formação.

- A gente consegue fazer isso pela qualidade dos nossos atletas, mas treinamos pouco este tipo de situação. Não sabíamos que o Nicolás não iria jogar. Só fomos informados disto ontem. O importante é que temos boas situações dentro do nosso movimento tático. É um time muito forte - analisou o técnico.]

O Flamengo demorou para engrenar, talvez pela ressaca das comemorações pelo título da Liga das Américas, mas após fazer 13 a 12, numa bola de dois pontos do ala Marcelinho, o time carioca não perdeu mais a liderança no primeiro período. Principalmente, graças ao armador Gegê, que substituiu o titular Nicolas Laprovittola, vetado com um incômodo na coxa direita.

Com cem por cento de aproveitamento nos arremessos de quadra, o camisa 19 anotou dez pontos no quarto e comandou a vitória parcial por 28 a 17. Pelo lado mineiro, o principal destaque foi o pivô Léo Waszkiewicz, com oito pontos e dois rebotes.

A força do elenco rubro-negro chama tanta atenção que o técnico José Neto se deu ao luxo de deixar o destaque do primeiro quarto no banco, praticamente, o segundo período inteiro. E nem assim o Uberlândia conseguiu incomodar. Muito pelo contrário. O ritmo do Flamengo não diminuiu.

Enquanto Gegê descansava e Marcelinho fazia a função de armador, Marquinhos assumiu o papel de protagonista, anotou 12 pontos no período – nove deles em bolas de três -, chegou aos 15 na partida e foi o principal responsável pela tranquila vitória por 44 a 29 antes do intervalo.

O Flamengo voltou com a mesma formação do início do jogo, mas taticamente diferente. Se nos dois primeiro períodos os rubro-negros abusaram dos arremessos de três pontos, no começo do terceiro quarto o time carioca concentrou seu jogo dentro do garrafão. Jerome Meyinsse agradeceu. Apagado no primeiro tempo, o americano anotou sete pontos seguidos e a aumentou a vantagem para 18 pontos (51 a 33).

A impressão que dava é que o time mineiro não teria forças para reagir. Mas foi só impressão. Estranhamente, os donos da casa pararam de jogar, e o apagão fez a diferença despencar, Comandado pelo armador Valtinho e pelo ala Audrei, a equipe mineira fez 10 a 0, diminuiu a diferença para apenas oito pontos e voltou para o jogo.

Na mesma hora o técnico José Neto parou o jogo. O pedido de tempo não surtiu efeito, mas uma falta de ataque do pivô Kurtz, acompanhada de uma técnica para o banco do Uberlândia por reclamação, tiraram o Flamengo do sufoco. Marcelinho converteu dois lances livres, e a vantagem voltou a ser de dez pontos.

Mas o momento era todo do time mineiro. No ataque seguinte, Marquinhos cometeu falta, reclamou da arbitragem e também foi punido com uma técnica. Robert Day aproveitou apenas um dos dois lances livres, mas na sequência anotou outra bola de três e cortou a vantagem carioca para apenas seis pontos.

O time carioca sentiu a pressão e passou a cometer erros bobos. O Uberlândia não aproveitou como deveria o apagão rubro-negro e só tirou mais um ponto. Com Shilton e o americano Tony Washam nos lugares de Marquinhos e Meyinsse, a defesa do Flamengo melhorou e o ataque voltou a funcionar. Principalmente porque Marcelinho, apagado até então jogo, converteu duas bolas de três, anotou 12 pontos no período e foi determinante para que a diferença voltasse a ser de 11 pontos ao fim.

O Uberlândia voltou para o tudo ou nada no último período. A tática deu certo, e a diferença rapidamente caiu para apenas cinco pontos. Mas o Flamengo tinha Marquinhos, e o camisa 11 rubro-negro voltou a chamar a responsabilidade para ele, anotou quatro pontos seguidos e desafogou o time carioca. Daí em diante, foi só segurar o resultado e deixar o tempo passar.

795 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- ADEUS! Gabigol inicia contagem regressiva após saída do Flamengo
- REFORÇO DE PESO! Flamengo analisa fazer proposta por Roberto Firmino
- DE SAÍDA? Matheus Cunha tem futuro incerto no Flamengo e recebe sondagens



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade

Carioca

Sex - 21:00 - -
X
Flamengo
Boavista SC

Brasileiro

Dom - 16:00 -
2 X 2
Flamengo
Vitoria