25/4/2014 11:38
O reencontro
Não há como negar que esse Corinthians x Flamengo, no domingo, no Pacaembu, é um jogo com nuances interessantes. Afinal, na última vez em que se enfrentaram em São Paulo, o Timão sapecou uma sonora goleada de 4 a 0 no Mais Querido, então dirigido por... Mano Menezes. É verdade que, no returno, no Maracanã, já sob o comando de Jayme de Almeida, o rubro-negro venceu por 1 a 0.
Mas o que dá um tempero especial a essa nova partida no Pacaembu é o fato de ser a primeira vez que o ex-técnico reencontra os antigos comandados. Aqueles para os quais, segundo as próprias palavras ao se demitir, não conseguiu transmitir seus conceitos no futebol.
Até hoje existe na Gávea a suspeita de que Mano resolveu abandonar o barco (após outra traumática goleada, desta vez em casa e de virada, diante do Atlético-PR) porque recebera uma sondagem do Corinthians (onde já era dado como certo que Tite não permaneceria esse ano). Ele nega.
Há também, no elenco, uma mágoa velada pelo fato da polêmica declaração do treinador poder sugerir que o time não tinha capacidade intelectual para assimilar suas instruções. A conquista da Copa do Brasil, com Jayme, foi usada, inclusive, como “resposta” por alguns jogadores.
Em suma: por mais que as declarações “oficiais” dos dois lados tendam a ser mornas, o fato é que há uma eletricidade especial no ar. O duelo promete.
O que houve?
É impressionante como alguns dos técnicos até bem pouco tempo chamados “de ponta”, no Brasil, parecem ter perdido a mão. Os maiores exemplos são Vanderlei Luxemburgo (atualmente desempregado) e Paulo Autuori, que fracassou sucessivamente no Vasco, no São Paulo e, agora, no Atlético Mineiro. Desaprenderam ou estão ultrapassados?
A lista do Felipão
Raposa felpuda me contou a seguinte história. Diante da notória ligação que tinha com o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é bem crível:
“Renato, em 2002, fui comer uma pizza na casa do Ricardo. Era um domingo, e o Felipão foi lá com a lista dos 23 convocados para a Copa, que seria divulgada no dia seguinte. Reuniu-se com ele e depois foi embora. No fim da noite, Ricardo pegou a lista, escrita a mão pelo Felipão, e mostrou que ele próprio havia cortado dois nomes: o goleiro Júlio César e o Djalminha. E me explicou o motivo:
— Perguntei ao Felipão se ele, que pregava tanto a importância da “família Scolari", iria levar um jogador que acabara de dar uma cabeçada no treinador do seu clube e outro cuja mulher tinha sido antes namorada do Ronaldo. Como ficaria o clima?
Felipão concordou e riscou os dois, escrevendo, nos seus lugares, os nomes do Rogério Ceni e do Kaka. Agora, ele diz que nem Murtosa, nem Parreira e nem o Marin sabem da lista... Duvide-o-ó!”
Aquário errado
Estimulado pela coluna que escrevi sobre Luciano do Valle, Otávio Bravo me manda deliciosa história:
“Essa aconteceu na década de 90, quando a Band fazia aqueles jogos do campeonato paulista, no sábado à noite. O repórter de campo era o Elia Junior, e, no meio da partida, o Luciano anuncia:
— Depois do jogo, a Band transmite o jornal X, com a apresentação de Fulano de Tal. Não perca a programação da Band, etc.
Nisso, Elia Junior, do campo, emenda:
— E, mais tarde, teremos o clássico “Tubarão”!
E o Luciano:
— “Tubarão”, um filmaço! A Band, como sempre, com a sua fantástica grade de filmes!
Terminada a peleja, de madrugada, ligo a televisão e, de fato, está passando “Tubarão”... Mas na Globo!
No sábado seguinte, outro jogo, Luciano repete:
— E logo mais, assista, aqui na Band, o jornal X, com apresentação de Fulano de Tal.
Reina um silêncio no ar até que se ouve a voz tímida do Elia Junior:
— Eu não vou falar nada...
E o Luciano:
— Melhor mesmo. Depois do “Tubarão” da semana passada...
Como você diria: pano rápido!”
E agora?
A fortuna gasta com Carlos Eduardo (com direito a comissões num total de R$ 1,2 milhão, pagas a cinco empresas de agenciamento de atletas, três delas do Rio Grande do Sul) precisa ser bem explicada pela diretoria rubro-negra, que sempre prega austeridade, honestidade e modernidade. A denúncia, bem documentada, foi feita pelo Lance!
1014 visitas - Fonte: O Globo
VEJA TAMBÉM
- INDO PRO RIVAL? Negociação avança para possível retorno de David Luiz ao Vasco da Gama.
- Outra saída: Flamengo dispensa mais um medalhão
- ADEUS DO CAPITÃO? David Luiz, exemplo de liderança no Flamengo e possível saída com nova diretoria.
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -