Injeções podem prejudicar Neymar, diz fisioterapeuta que tratou Hernane

8/7/2014 10:38

Injeções podem prejudicar Neymar, diz fisioterapeuta que tratou Hernane

Alternativa para antecipar retorno do craque inibe dores, mas não garante retorno em alto nível e pode atrapalhar uma recuperação futura do jogador do Barcelona

Injeções podem prejudicar Neymar, diz fisioterapeuta que tratou Hernane
Hernane contou com a ajuda de Marcos Ganga em sua recuperação (Foto: Divulgação)

Assim que foi diagnosticada a lesão de Neymar, uma fratura na vértebra L3 provocada pela joelhada do colombiano Zúñiga, médicos, fisioterapeutas e especialistas em coluna começaram a debater formas de tratamento que poderiam acelerar a recuperação do craque, visualizando uma eventual final de Copa do Mundo. O Brasil enfrenta a Alemanha nesta terça-feira, às 17h, pela semifinal da competição.

Dentre as alternativas apresentadas, a mais citada foi a injeção, conhecida no meio futebolístico como infiltração. As agulhas têm função analgésica, ou seja, de isolar a dor, possibilitando que o atleta faça os movimentos normalmente. Porém, a fórmula que parece simples, não é garantia de resultado e pode acarretar problemas futuros.

De acordo com o fisioterapeuta Marcos Ganga, que acompanhou a recuperação do atacante Hernane, do Flamengo - sofreu uma lesão semelhante nas vértebras L2, L3 e L4 -, cada jogador responde ao tratamento de uma forma. Caso o Brasil chegue à final, Neymar pode ir a campo sem dores e jogar normalmente, como pode entrar receoso e não conseguir render o esperado.

Além dos fatores físicos e psicológicos, Ganga alerta para o problema de "isolar" a lesão, já que a injeção não auxilia na recuperação.

- Não podemos afirmar com exatidão se as infiltrações seriam benéficas ou não. Tem o lado psicológico, a ausência da dor, mas tem outras questões como a mobilidade, o choque, o contato. Será que ele enfrentaria os adversários da mesma forma? A injeção é uma alternativa, mas existem fatores prós e contras. Tirar a dor não significa curar a lesão. Isso poderia prejudicar ainda mais a musculatura e a calcificação. Vale tudo por uma Copa do Mundo? Temos que preservar o atleta, que é mais importante - declarou Ganga, que auxiliou Hernane a voltar em quatro semanas.

Sem ter os exames e diagnósticos detalhados de Neymar em mãos, o fisioterapeuta prefere não apontar o que deveria ser feito. Segundo ele, Neymar está amparado por especialistas e equipamentos de última geração, além do pai, que cuida da sua carreira. Mesmo torcendo pela rápida recuperação, Marcos Ganga teme pela lesão do jogador do Barcelona.

- Existem diversos tratamentos que auxiliam, aceleram a recuperação e até inibem as dores, mas é complexo falar se ele vai ter condições de jogar ou não. Todos sabem que o sonho dele é ser campeão, mas os fatores que podem colaborar, também podem prejudicar. É preciso pensar no atleta - comentou.

Para recuperar o atacante do Flamengo, Ganga optou pela recuperação em repouso e sessões de fisioterapia com técnica manual, além de exercícios em piscina, sem muita carga e movimentos conservadores.


Marcos Ganga diz que injeções podem atrapalhar recuperação de Neymar (Foto: Cleber Akamine)

1806 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu