8/9/2014 21:37
COMPLICOU: Flamengo lamenta ‘matemática’ que reduz seu público.
Além da derrota para o Grêmio, no sábado, o Flamengo lamentou que a presença de sua torcida não tenha sido a dos sonhos do clube. Não que a massa rubro-negra não tenha atendido ao chamado para comparecer ao jogo. Pelo contrário. A multidão rubro-negra que lotou o Maracanã — 59.680 presentes, com 51.858 pagantes, recorde do campeonato — poderia ser mais numerosa se uma série de “nós” burocráticos e exigências legais não limitassem a 52.400 a carga de ingressos à venda.
A capacidade do Maracanã é de cerca de 78 mil lugares. Mas o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento de Estádios), da PM, exige o bloqueio de 6.000 assentos para um cordão de proteção à torcida rival. Além disso, há 7.000 gratuidades (crianças, idosos, acompanhantes de portadores de deficiência etc.), 1.000 cortesias e cerca de 5.000 cadeiras cativas. Tantas exigências derrubaram o número de ingressos à venda a cerca de 52.400, incluídos os 10% bloqueados exclusivamente para torcida adversária.
O técnico Vanderlei Luxemburgo sabe que o Flamengo entra no segundo turno do Campeonato Brasileiro em posição mais cômoda do que quando assumiu o time, então na briga contra o rebaixamento. Mas insiste que o alerta continua o mesmo de quando chegou: é preciso entrega, doação e humildade para encarar os confrontos, superá-los e “sair da confusão”. Por isso, continua contando com o apoio da torcida.
Para quarta-feira, contra o Goiás, na Arena Pantanal, o treinador terá as voltas de Éverton e Wallace. Como conhece bem o grupo, Luxemburgo celebra o retorno dos dois. O meia-atacante e o zagueiro cumpriram suspensão automática na partida contra o Grêmio.
Para Luxemburgo, com os dois, o time ganha qualidade. Com eles, o Flamengo conquistou cinco vitórias seguidas. A volta de Éverton, sobretudo, é considerada importantíssima. Como é leve, tem boa visão na organização das jogadas de meio de campo pelo lado esquerdo, e é capaz de atuar em alta velocidade e ditar o ritmo da equipe. A ponto de Luxemburgo dizer:
— Velocidade no futebol é tudo hoje em dia. O Éverton está em grande momento, assim como Wallace, que também faz falta. Não é uma questão de criticar quem jogou contra o Grêmio. O Flamengo fez uma boa apresentação, mas faltou um pouco de sorte nas conclusões. O importante é que a torcida reconheceu o esforço de todos. Viu entrega e aplaudiu os jogadores na saída de campo — disse o técnico, que lamentou a ausência de Paulinho. O atacante será operado pelo médico José Luiz Runco, na quinta-feira, para corrigir lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, e só deve voltar a jogar no próximo ano.
— Paulinho é um outro jogador veloz, que se movimenta por todos os lados do campo — afirmou Luxemburgo. É o tipo de jogador que nos ajuda muito. Sempre faz falta. Agora, vamos em busca de uma solução, pois sinto todo o grupo envolvido no objetivo de fazer um grande segundo turno.
O apoio da torcida, diz ele, será fundamental para o time fazer um bom segundo turno, segundo o treinador:
— A torcida do Flamengo é fora do comum. Constatou a entrega de todos, está prestigiando e vai ser fundamental para a gente vencer os jogos dentro de casa. Fora, é acreditar e partir com tudo para somar mais alguns pontos — disse o técnico. — Temos um início de segundo turno difícil, com muitos jogos contra equipes fortes, mas estamos dispostos a fazer um grande papel. É questão de acreditar nas vitórias e ir com tudo, sem perder a cabeça por uma ou outra derrota que possa acontecer. A meta continua a mesma de sair da confusão e tentar ir o mais longe possível, com os pés no chão.
Os jogadores ganharam um dia de descanso, ontem, e, hoje, vão se reapresentar no Ninho do Urubu. Como o jogo contra o Goiás será na Arena Pantanal, em Mato Grosso, Vanderlei está confiante em grande presença da torcida, já que o número de rubro-negros no estado é muito grande.
— Temos de tirar proveito. Vamos jogar com um número maior de torcedores. Uma boa chance para iniciarmos o segundo turno com uma vitória fora de casa — concluiu Luxemburgo.
20966 visitas - Fonte: O Globo
VEJA TAMBÉM
- DESEJO ANTIGO! Jornalista revela jogador que poderia ter defendido o Flamengo no passado
- ETERNO ARTILHEIRO! Gabigol relembra título da Libertadores de 2019
- VAI COMPRAR OU NÃO? Flamengo aguarda posição final do Corinthians sobre Hugo Souza
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Segundo noticiado neste site, o jogo com o grêmio teve uma despesa de um milhão de reais. Um verdadeiro absurdo! Como se isto não bastasse, vem a incompetência da PMERJ e tira seis mil ingressos, seis mil cadeiras que aumentariam substancialmente a renda. Para completar, as leis absurdas de gratuidade, apadrinhamento, etc...,etc...etc... O maracanã, que já foi palco de até duzentas mil pessoas, ficar reduzido a um público pagante de cinquenta e duas mil é piada para português rir muito! Quando a PM assumia a responsabilidade real, sem medo de fantasmas, mesmo com públicos tres vezes maiores, nada acontecia, inclusive em clássicos regionais, locais. Agora, com a presença de verdadeiros "gatos pingados" de clubes do sul do país e de outros de torcidas inespressivas, o famoso GEPE insiste em manter seu padrão de prudência (leia-se falta de competência). Assim, todos perdem: o clube, os torcedores, o futebol, sem que nenhuma providência seja tomada. Isto é o BRASIL!!!