7/3/2013 07:23
A 100 dias da Confederações-13, Rio tem menos a celebrar
Problemas com o Maracanã fazem o secretário-geral da Fifa pedir garantias direto ao governador do estado
Maracanã alagado e outros três estádios ainda para serem concluídos para a Copa das Confederações. Mas é o Rio de Janeiro quem menos tem motivos para celebrar o marco. Nesta quarta, após a forte tempestade que se abateu sob a cidade na noite de terça-feira, o Maracanã amanheceu alagado e com operários seminus retirando água da cobertura. Em Belo Horizonte, durante visita ao Mineirão, o secretário-geral da Fifa foi claro e óbvio:
– Se você vir uma foto do Maracanã, você ficará muito preocupado. Estamos realmente preocupados, mas iremos discutir isso tudo com as autoridades.
E assim foi. Valcke voou para o Rio e se encontrou a portas fechadas com o governador Sérgio Cabral, no final da tarde de ontem, no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense. Do encontro, recebeu a promessa direta do governador de que o estádio estará pronto no dia 27 de abril, onze dias depois da data limite estipulada pela própria Fifa, 15 de abril. Apesar de mais uma alteração, Valcke fez questão de registrar o resultado do encontro em sua conta pessoal no Twitter, site de microblog:
– Feliz que o governador do Rio, Cabral, reconfirmou na nossa reunião a entrega do Maracanã no dia 27 de abril de 2013.
Hoje, a Fifa anuncia o calendário de eventos-teste para a Copa das Confederações, que começa dia 15 de junho. Uma partida no Maracanã entre os funcionários foi anunciada para o dia 24 de abril, mas deve ser remarcada.
Entorno tumultuado
As obras de urbanização do entorno do Maracanã, previstas para maio, também sofreram alguns danos com a chuva e a quarta-feira foi usada para limpar o lixo acumulado nos canteiros de obra. A Secretaria de Obras do Rio informou que o impacto das chuvas no cronograma do Maracanã já é previsto e que os operários que apareceram sem segurança no teto foram advertidos pelos responsáveis.
Bate-Bola
João Alberto Viol
Engenheiro Civil e presidente do Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia)
Este alagamento na obra do Maracanã pode influenciar o cronograma de entrega da obra?
Não tenho o acompanhamento detalhado, então só posso responder em tese. Hoje a engenharia tem diversos recursos e um dia
para uma obra como essa é recuperável. Um evento natural como este é previsto no cronograma, assim como eventuais greves.
Mas ainda se vê guindastes dentro do campo.
Isto é muito comum. Você pode observar em obras de shopping, por exemplo. A um mês de inaugurar ainda se tem um canteiro
fervilhando, mas sai a obra.
A drenagem é um ponto de preocupação?
Mais do que do gramado, a drenagem do entorno do estádio é a que mais preocupa.
1044 visitas - Fonte: Lance!
VEJA TAMBÉM
- FLAMENGO CHEGA COM TUDO EM BH! Gerson para para fotos e faz a alegria da torcida antes da decisão!
- GABIGOL EM MAIS UMA FINAL DECISIVA! Atacante do Flamengo busca redenção e quer brilhar contra o Atlético-MG!
- LUÍZ ARAÚJO DE VOLTA! Flamengo conta com reforço importante para a final da Copa do Brasil!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -