7/3/2013 16:13
Ferj recua e passa a divulgar despesas em borderôs do Carioca
A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) voltou atrás e passou a divulgar novamente as despesas dos clubes mandantes em borderôs do Campeonato Carioca, como obriga o Estatuto do Torcedor. A mudança aconteceu na última semana, após reportagem do UOL Esporte mostrar que no início desta temporada, a entidade passou a omitir os dados, o que impossibilitava o cálculo sobre lucro ou prejuízo das equipes nos jogos. Segundo a assessoria da entidade, a determinação partiu do presidente da Rubens Lopes.
A mudança foi implementada neste ano, após críticas dos presidentes dos clubes no ano passado em relação ao formato da competição e aos custos elevados na realização dos jogos. Na temporada passada, em um torneio com a pior média de público dos últimos cinco anos, 109 dos 134 jogos realizados resultaram em prejuízo. A Ferj entendia que não era obrigada por lei a divulgar todas as páginas do borderô, mas foi alvo de críticas de especialistas em direito esportivo e voltou atrás.
O Estatuto do Torcedor, no capítulo II, artigo 5º, diz que a entidade responsável pela organização do evento - no caso a Ferj - é obrigada a publicar na internet o borderô completo das partidas. Na semana passada, o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugenio Lopes, não quis se alongar no assunto, mas declarou que a lei é clara ao exigir todas as informações.
“Na qualidade de dirigente da CBF, não devo me manifestar, isso é um problema doméstico e a Ferj tem autonomia para divulgar os borderôs das partidas sob sua organização. Mas a lei que trata sobre o assunto no Estatuto do Torcedor é clara”, declarou o Carlos Eugenio Lopes.
Por conta na elevação de alguns preços, apesar da orientação contrária da Federação, as semifinais da Taça Guanabara deste ano apresentaram aumento de renda de 13% para os clubes, mas o movimento nas arquibancadas caiu. Enquanto 55780 torcedores assistiram às semifinais de 2012, apenas 50087 prestigiaram Fluminense x Vasco e Flamengo x Botafogo neste fim de semana, redução de 10,2%.
1749 visitas - Fonte: Uol
VEJA TAMBÉM
- ADEUS? Futuro de Bruno Spindel no Flamengo é discutido por BAP e Boto
- REFORÇO INTERNO! Flamengo se reunirá com psicólogo ex-Botafogo para jogadores
- VIROU NOVELA! Cruzeiro deve fazer nova proposta por Fabrício Bruno ao Flamengo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -