OFF- Craques por um jogo: lista lembra quem teve brilho solitário em 2014

22/12/2014 07:57

OFF- Craques por um jogo: lista lembra quem teve brilho solitário em 2014

Relembre atletas da elite e do lado B do futebol brasileiro que tiveram destaque momentâneo, como Márcio Araújo, Gessé e meia que marcou dois gols olímpicos

OFF- Craques por um jogo: lista lembra quem teve brilho solitário em 2014
O brilho em 2014 não foi intenso, mas eles reluziram em um momento. Alguns jogadores do futebol brasileiro podem dizer que se destacaram, nem que seja por poucos minutos. Foram craques por um jogo. O GloboEsporte.com reúne alguns exemplos de atletas que apareceram timidamente no ano, mas proporcionaram pelo menos um instante de alegria para suas torcidas.

Os heróis improváveis vão do zagueiro André Bahia na classificação do Botafogo contra o Ceará, pela Copa do Brasil, a nomes alternativos, como o goleiro Arthur, na conquista do Resende na Copa Rio. São nomes que chegarão ao fim de 2014 com pouco a comemorar, mas com a lembrança destes brilhos momentâneos.



O ano de 2014 foi trágico para o Botafogo. Mas houve poucos momentos de alegria para os torcedores. A vitória por 4 a 0 contra o Deportivo Quito foi um deles e encheu os botafoguenses de esperança para a sequência da Libertadores. O responsável por tudo isso foi Wallyson. O atacante fez três gols e garantiu a classificação para a fase de grupos. A atuação no Maracanã lotado deixou o jogador perto de alcançar uma marca importante: ficou a apenas dois gols de Jairzinho e Dirceu, artilheiros do Botafogo na história da Libertadores. Mas o brilho foi apenas naquela noite. Wallyson fez somente mais um gol, contra o San Lorenzo, e passou em branco no restante da competição. No Brasileiro, fez somente quatro gols em 25 jogos.



Fazer três gols em um jogo já é um feito e tanto. Mas Rondinelli, meia de 36 anos do São João da Barra, foi além. Na vitória por 4 a 3 sobre o Ceres, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Carioca, ele fez dois gols olímpicos. "É 50% dom e 50% treino", disse após realizar a proeza. Os gols estarão na memória do jogador e de quem esteve presente no jogo, mas não ajudaram muito a equipe. O São João da Barra ficou pelo caminho e não conseguiu o acesso para a elite do futebol do Rio. Rondinelli, por sua vez, atuará pelo Goytacaz em 2015, também pela Série B.



O zagueiro Gustavo, de 28 anos, há anos roda por vários clubes no Brasil emprestado pelo Flamengo. Ele é lembrado pelos torcedores rubro-negros mais pelo seu apelido, Geladeira. Em 2014, foi titular do Vila Nova, rebaixado para a Série C do Brasileiro. No entanto, no primeiro semestre ele atuou pelo Boavista no Campeonato Carioca e foi responsável pelo gol que deu um dos poucos títulos da equipe de Saquarema-RJ. Geladeira fez, de falta, o tento da vitória por 1 a 0 sobre o Bangu, na última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. O resultado garantiu ao Boavista o título da Taça Rio, que foi dado ao primeiro colocado fora das semifinais.



Aos 30 anos, Márcio Araújo fez uma temporada discreta, como toda a equipe do Flamengo. Foi somente o 13º colocado na lista dos melhores do Troféu Armando Nogueira em seu time. Fez apenas três gols em 47 jogos durante todo o ano. Mas um deles foi essencial. Após empate por 1 a 1 no jogo de ida, o Rubro-Negro perdia por 1 a 0 na segunda e decisiva partida. O cronômetro já passava dos 45 minutos quando Wallace acertou o travessão, e Márcio Araújo, impedido, empurrou para as redes. O herói improvável. O gol deu o 33º título estadual para o Flamengo.



O atacante Gessé estava no banco de reservas, entrou no segundo tempo e atuou improvisado na lateral direita pelo Atlético-AC diante do Andirá, na oitava rodada do Campeonato Acreano. Ao entrar naquele jogo, o jovem nunca pensaria que seu nome correria o Brasil e seria cogitado para disputar até um prêmio da Fifa. Com um golaço do meio-campo, de primeira, ele contribuiu para a vitória por 4 a 1 e entrou para a história do esporte no Acre. A campanha para que sua pintura concorresse ao Prêmio Puskas não deu certo. Gessé não foi lembrado pela Fifa. Após aquele dia, o atacante se aventurou no Tanabi-SP, ao lado de Cabañas, mas atualmente está sem clube, estuda Educação Física e até cogita abandonar o futebol.



André retornou ao Atlético-MG após empréstimo para o Vasco e não engrenou. Fez cinco gols em 29 jogos. Terminou a temporada afastado por indisciplina e sem destino certo para 2015. Mas ele pode dizer que ajudou o Galo a chegar ao fim deste ano invicto diante do rival Cruzeiro. Na quarta rodada do Brasileirão, as duas equipes se enfrentaram no Independência, e o Galo venceu por 2 a 1 com um gol e uma boa atuação do ex-atacante do Santos.



O Salgueiro perdia para o Crac por 2 a 1 até os 46 minutos segundo tempo no estádio Cornélio de Barros, no Sertão de Pernambuco. Era o primeiro jogo da Série C após a Copa do Mundo. A derrota estava próxima, mas o goleiro do Carcará, Luciano, não desistiu. Foi para a área do time goiano e, após cruzamento, desviou a bola com a cabeça e a colocou nos pés de Zé Roberto, que garantiu o empate dos donos da casa. A assistência foi mais um presente para Luciano naquele fim de semana. Ele havia acabado de ser pai de gêmeas.



O Ceará vencia o Botafogo por 3 a 2 e estava com a vaga encaminhada. Já havia batido o rival no jogo de ida por 2 a 1. Dez entre dez botafoguenses já diriam que a vaga para as quartas de final estava perdida. Mas veio o gol de Ramirez, aos 49 minutos do segundo tempo. E veio o improvável. Aos 50 minutos, o zagueiro André Bahia fez um de seus três gols em 2014. Um belo chute da entrada da área. A classificação, inesperadamente, estava assegurada. Na fase seguinte, o Botafogo foi eliminado pelo Santos. Em 2015 o defensor atuará pelo Shonan Bellmare, do Japão.



O atacante Ananias passou um ano no Palmeiras e não deixou saudade. Em 2013, fez 21 jogos pelo time paulista e sequer balançou as redes. Mesmo assim, o jogador de 25 anos está na história do clube. Foi o autor do primeiro gol da Arena Palmeiras. Mas, claro, não com a camisa do Verdão. Ananias abriu o caminho para a vitória de 2 a 0 do Sport, na inauguração do novo estádio palmeirense. Algo improvável para o jogador, que conviveu com lesões durante todo o ano, fez 23 jogos pelo Brasileirão, apenas 10 como titular, e marcou apenas mais um gol. Mas o feito não foi suficiente para mantê-lo no Leão. Ananias não permanecerá no Sport e já é sondado para ir ao Vitória.



No dia 30 de novembro, enquanto a maioria dos torcedores brasileiros se preocupava com a reta final do Brasileirão, Arthur Pedro de Oliveira Barroso fazia história com a camisa do Resende. O time do interior fluminense disputava a final da Copa Rio com o Madureira. O Tricolor suburbano havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 e já comemorava o título. Mas, aos 50 minutos do segundo tempo, o goleiro Arthur, de 25 anos, partiu de sua área e saltou para a glória. Fez, de cabeça, o gol que levou a decisão para os pênaltis e se consagrou mais uma vez. Pegou uma cobrança e viu os adversários isolarem duas penalidades. Festa completa para Arthur e o Resende, que foi campeão da Copa Rio 2014.

1219 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu