Expoente na última década, Fla inicia Taça Rio para evitar jejum inédito

13/3/2013 16:36

Expoente na última década, Fla inicia Taça Rio para evitar jejum inédito

Campeão de cinco dos últimos 10 Cariocas, Rubro-Negro nunca ficou dois anos consecutivos sem disputar uma decisão de turno no formato atual

Expoente na última década, Fla inicia Taça Rio para evitar jejum inédito
Os cinco títulos nas últimas dez edições do Campeonato Carioca evidenciam o predomínio do Flamengo no cenário estadual em anos recentes. A boa fase deu ao clube da Gávea até mesmo a hegemonia em cariocas, superando o Fluminense por 32 títulos a 31. Entretanto, a Taça Rio que começa nesta quarta-feira, diante do Resende, no Engenhão, surge como teste de força para que o clube não comprove estar pegando um caminho oposto a essa tendência dos últimos anos. Desde 2004, quando a competição passou a ser disputada no formato atual, o Rubro-Negro nunca ficou dois anos consecutivos sem decidir um turno, o que pode acontecer desta vez.

A marca é única no Rio de Janeiro. Dos quatro grandes, quem fez papel de figurante mais vezes nas Taças Guanabara e Rio foi o Vasco, que caiu antes da decisão entre 2005 a 2009, e teve apenas um título nos últimos dez anos. Já o Fluminense viveu o jejum em 2009/2010/2011, e levou dois títulos, enquanto o Botafogo ficou sem nada apenas em 2004 e 2005. O Glorioso, por sinal, é o maior vencedor de turnos na última década: levantou o troféu oito vezes em dez finais, sendo campeão Carioca apenas em duas temporadas: 2006 e 2010.

Com oito presenças em finais, o Flamengo tem seis conquistas e foi campeão carioca todas as vezes em que venceu um turno (em 2011 venceu os dois). Presente em cinco desses títulos, Léo Moura admite a preocupação em manter a tendência e sabe que mais uma campanha decepcionante no Carioca aumentará a pressão sobre o clube para o restante da temporada.

- Eu particularmente sinto isso. Ano passado nós não conseguimos disputar o título, sendo que em 2011 conquistamos o campeonato invictos. Desde que cheguei aqui, a partir de 2006, fui disputando e ganhando títulos. Ficando fora foi muito ruim, o Flamengo tem que estar na final, sentir o gostinho de levantar a taça. Quando passa o primeiro semestre sem ganhar, a pressão é grande. Esse Carioca é importante, pois depois vem a Copa do Brasil, uma competição que pode levar à Libertadores. Tem que ganhar títulos.

Capitão rubro-negro, o lateral-direito acredita que não há muito mistério para que o Flamengo evite a frustração do torcedor e pega a campanha da fase de classificação da Taça Guanabara como exemplo a ser seguido:

- Temos que repetir o que fizemos no primeiro turno e dar sequência. Repetimos até um certo momento do campeonato. Se repetirmos durante todo o segundo turno, a gente consegue a vaga para a semifinal e disputar a final.

Na Taça Rio, os times se enfrentam dentro de seus grupos. No B, além do Resende, o Flamengo terá Fluminense, Audax Rio, Bangu, Boavista, Duque de Caxias e Macaé. Serão sete partidas, uma a menos que na Taça Guanabara. Os dois melhores de cada chave avançam para as semis.

1037 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- ESTREIA ARRASADORA NA COPINHA! Jovem promessa do Flamengo brilha e já gera grandes expectativas!
- PSICOLOGIA NO FLAMENGO DE VOLTA APÓS SEIS ANOS! Mudança importante na preparação do time!
- RIVAL DO FLAMENGO FAZ MOVIMENTAÇÃO SURPREENDENTE NO MERCADO! Ex-jogador do Rubro-Negro pode reforçar concorrente!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade

Carioca

Dom - 16:00 - Estadual Lourival Baptista -
X
Flamengo
Boavista SC

Brasileiro

Dom - 16:00 -
2 X 2
Flamengo
Vitoria