L!OPINA: Uma sugestão interessante contra o confuso calendário do futebol

24/2/2015 12:29

L!OPINA: Uma sugestão interessante contra o confuso calendário do futebol

Uma alternativa mais inteligente para os grandes clubes do Rio e de São Paulo que os campeonatos estaduais

L!OPINA: Uma sugestão interessante contra o confuso calendário do futebol


Não é novidade para as pessoas que acompanham o futebol brasileiro que o calendário de nosso futebol é uma ofensa à inteligência de todos. Melhorar o calendário de nosso futebol é uma necessidade absoluta da prestigiada atividade esportiva.

No entanto, cabe ressaltar que, mesmo se mantendo a péssima estrutura do calendário atual, melhorias podem ser feitas. Por exemplo: por que os grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro são obrigados a dispor 19 datas para disputar enfadonhos e desinteressantes campeonatos estaduais?

Não seria mais interessante os clubes do eixo Rio/São Paulo utilizarem essas mesmas 19 datas para disputarem uma atrativa Copa Rio/São Paulo?

Poderia acontecer o seguinte:

a) Seria criada a Liga Rio / São Paulo de Clubes, composta de oito clubes fixos: os quatro grandes do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo) e os quatro grandes de São Paulo (São Paulo, Santos, Corínthians, Palmeiras).

b) Estes oito clubes jogariam a Copa da Liga Rio / São Paulo, em 19 datas. Assim, utilizariam as 19 datas dedicadas ao certame, não aos campeonatos estaduais.

c) O certame teria a Taça Guanabara, ou primeiro turno (nove datas), a Taça Bendeirante, ou segundo turno (nove datas), e a disputa do título (uma data).

d) Na Taça Guanabara, ou primeiro turno, os oito clubes jogariam entre si, classificando-se os quatro melhores para a semi final (sete datas). Na semi final, primeiro da fase classificatória jogaria contra quarto da fase classificatória, da mesma forma que segundo da fase classificatória jogaria contra terceiro da fase classificatória, em jogo único (uma data). Os vencedores da semi final fariam a final em jogo único (uma data).

e) Na Taça Bandeirante, ou segundo turno, os oito clubes jogariam novamente entre si (com o mando de campo invertido em relação ao primeiro turno), classificando-se os quatro melhores para a semi final (sete datas). Na semi final, primeiro da fase classificatória jogaria contra quarto da fase classificatória, da mesma forma que segundo da fase classificatória jogaria contra terceiro da fase classificatória, em jogo único (uma data). Os vencedores da semi final fariam a final em jogo único (uma data).

f) Se algum clube vencesse os dois turnos, seria proclamado campeão. Caso clubes distintos vencessem cada turno, haveria um jogo decisivo entre eles, pela disputa do título (uma data).

Como se vê, com as mesmas 19 datas que hoje os grandes clubes dedicam à disputa de enfadonhos campeonatos estaduais, poderiam jogar uma Copa da Liga Rio / São Paulo, atraente, competitiva e lucrativa. Por que não fazem isso? Quem conhece a estrutura do futebol brasileiro sabe a resposta.

Luis Filipe Chateaubriand é Membro do Bom Senso Futebol Clube e Autor da Obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”

890 visitas - Fonte: LanceNet!


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu