Muito mais do que um jogo...

6/3/2015 12:18

Muito mais do que um jogo...

Muito mais do que um jogo...
O jogo que ficou para sempre no imaginário do torcedor botafoguense completa hoje 35 anos. O dia em que o Botafogo da Paraíba derrotou o Flamengo de Zico, na única derrota do Fla no Maracanã em 1980.

Venceu o time que seria campeão brasileiro e no ano seguinte campeão mundial. Jogando como iguais. Sem temores. Calando e deixando atônitos os mais de 25 mil flamenguistas que estavam no estádio naquela noite de 6 de março de 1980.

Uns dirão, talvez com certa razão, que foi apenas um jogo. Apenas um "peleja" de 90 minutos, como tantas outras que já existiram e ainda hão de existir no mundo. De fato! A princípio, não se tem como negar isto. Ademais, o jogo valia os mesmos dois pontos que na época se dava ao vencedor. E nem mata-mata ele o era.

Mas vá dizer isto ao botafoguense, que de João Pessoa, sintonizado na Rádio Tabajara, escutou o jogo pela voz do narrador esportivo Eudes Moacir Toscano (um dos poucos paraibanos a observar do Maracanã a façanha) e que depois lotou o aeroporto para receber o "escrete" do Belo no desembarque na capital paraibana.

Com direito a desfile em carro aberto. Com direito a cânticos e carreatas. Glorificações e idolatrias. Típicos de um esporte que se torna quase religioso em certos momentos.

Não. Não poderá ter sido apenas um jogo. Nenhum "jogo qualquer" sobrevive há tanto tempo e segue tão vivo. Cresci escutando os mais velhos contarem histórias sobre o dia em que o Belo liquidou o melhor time do mundo. E na casa deles, no templo supremo do futebol mundial. O sacro Maracanã. O Maracanã original, romântico, arrebatador e insubstituível.

Que se explodam todas as lógicas que apontam para aquele como sendo "apenas um jogo". Flamengo 1 x 2 Botafogo-PB foi muito mais. Foi um jogo diferente, mágico, que segue vivo na mente coletiva.

Comparável à epicidade dos grandes momentos da história. Quase bíblico. Porque é impossível não fazer a comparação com o Davi que derrota o gigante Goliás em território adverso.

Que importa se não valeu título? Que importa se o derrotado daquela noite acabou campeão brasileiro de 1980; e o vencedor só foi conquistar seu título nacional, na Série D, mais de 30 anos depois?

Que importa isto? Por que ser tão obtuso? Justo com o futebol?

Não. Pode parar. Não estraguem o futebol com esta tolice de realismo, lógica e racionalidade.

O futebol, muito pelo contrário, é acima de tudo o imponderável. O ilógico. O inexato. E por isso é apaixonante e inesquecível.

Apenas um jogo? Tolos!

Aquele foi um jogo tão importante, que na lista de títulos do Belo deveria aparecer "Um Campeonato Brasileiro da Série D, uma vitória para o Flamengo de Zico no Maracanã e 27 Campeonatos Paraibanos".

Porque se é assim que o torcedor, o supremo guardião do futebol, vê a coisa, estamos conversados!

692 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.
- Gerente do Bragantino Destaca Semelhanças no Estilo de Jogo do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu