Em visita ao ES, Zico busca apoio para ampliar projeto social de escolinhas

12/3/2015 18:10

Em visita ao ES, Zico busca apoio para ampliar projeto social de escolinhas

Eterno ídolo do Fla, Galinho teve reuniões com prefeituras de Cariacica e Vitória, além do governador do Estado. Intenção é aliar esporte e educação por meio do futebol

Em visita ao ES, Zico busca apoio para ampliar projeto social de escolinhas
Zico visitou o Espírito Santo nesta quinta-feira (Foto: Reprodução SporTV)

Eterno ídolo da torcida do Flamengo, e admirado por onde passa, Zico também vem batendo um bolão no campo da inclusão social por meio do esporte, principalmente com o futebol. O Galinho de Quintino possui um projeto social de escolinhas de futebol, já existente em 20 estados do país, inclusive no Espírito Santo, e que atende cerca de 400 mil crianças.

Visando a ampliação desta iniciativa em solo capixaba, Zico esteve no estado nesta quinta-feira e teve reuniões com os prefeitos de Cariacica e Vitória, além de um almoço com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung.

O objetivo da visita é fechar um acordo e trazer para os municípios citados, além de outras cidades capixabas uma unidade do projeto social. O prefeito cariaciquense, Juninho, demonstrou muita empolgação com essa possibilidade de atendimento de cerca de 100 crianças, que seriam escolhidas em escolas públicas para participar da escolinha de futebol do Zico.

- Enquanto prefeito, aqui com o desportista Zico, o cidadão Zico, o que nos aproximou foi o projeto social, que leva em consideração a característica de cada região. Eu acho interessante essa situação e a gente está tentando construir essa parceria juntos, vamos afinar essas ideias, porque a história de vida do Zico tem contribuído muito com a sociedade, ao meu ver, como a disciplina. Zico tem uma trabalho muito interessante no campo social e vinda dele serve para a gente alinhar a proposta de projetos. O grande objetivo desse encontro é a discussão de um projeto para a inclusão social das crianças que estão na rede municipal de ensino. A gente ainda não tem um nome para o projeto, mas já estamos conversando há algumas semanas e esse reunião vai selar um pouco dessas ideias - disse o prefeito de Cariacica, Juninho.

Bom de bola, bom na escola

A intenção é clara em fazer uma parceria entre o esporte e a educação, trazendo motivação para que as crianças atendidas pelo projeto sejam também exemplos de dedicação no ambiente escolar. Zico revela que espaços públicos ociosos nos municípios estão sendo analisados e podem ser as sedes das escolinhas e faz questão de ressaltar que uma das metas do projeto é formar cidadãos conscientes dos seus deveres na sociedade.

- Como eu já tenho escolinhas em Vila Velha e na Serra, estamos vendo isso (ampliação). O que a gente quer com essas parcerias com o Governo e a prefeitura, é o que eles tem que é a nossa maior dificuldade, que são os espaços públicos, que às vezes ficam ociosos, como praças, campos de futebol que não são muito usados. A gente está correndo em diversos estados e estamos vendo que as crianças às vezes não tem espaços. Podemos muito bem fazer uma parceria com um empresário, uma empresa, colocar a marca dele lá e fazer um trabalho. A gente não está formando jogadores de futebol, não estamos pegando jogador para ser empresário dele, não queremos isso, de maneira nenhuma. Mais do que a gente pode tentar é indicar para algum lugar, porque a gente tem as porta abertas em todos os lugares.

Caso os prefeitos dos municípios visitados abracem o projeto, o início e implementação seriam de imediato. Ciente da responsabilidade como um elo de ligação entre o futebol e a juventude brasileira, Zico deixa um recado para as crianças e se colocando como exemplo de atleta que conseguiu conciliar os estudos com as atividades esportivas. Além disso, Zico se mostra feliz e realizado com a oportunidade de poder contribuir com o futuro do Brasil por meio do futebol.

- Queremos fazer com que as crianças tenham através do futebol um prazer em estudar. Eu tenho que me dar como exemplo, porque o futebol nunca me atrapalhou nos estudos, eu fui até a faculdade. O Flamengo sempre abriu as portas para que a gente sair da concentração e ir estudar. Eu acho que é por aí, a educação é o ponto primordial no nosso país. Eu vivi em países como o Japão, por 15 anos, onde a educação está em primeiro lugar. Então se a gente puder dar uma contribuição para o nosso país, a gente dá através do futebol, que é aquilo que eu sei fazer - finaliza o Galinho de Quintino.


1231 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu