Há 20 anos, Joel Santana castigava Luxemburgo e centenário do Flamengo

13/3/2015 07:54

Há 20 anos, Joel Santana castigava Luxemburgo e centenário do Flamengo

Há 20 anos, Joel Santana castigava Luxemburgo e centenário do Flamengo
Site oficial do Flamengo
Fluminense conquistou Carioca de 1995 com gol de barriga de Renato Gaúcho


O segundo Fla-Flu do ano do centenário do Flamengo teve surpresa. O Flamengo de Romário, dirigido por Vanderlei Luxemburgo e com investimento pesado em contratações, levou um baile do Fluminense. Perdeu por 3 a 1. O resultado no dia 12 de março de 1995 foi o início de uma sucessão de resultados que provocaram crise no ano do centenário e a demissão de Luxemburgo depois do gol de barriga de Renato Gaúcho, em julho.

Antes, em fevereiro, o primeiro Fla-Flu do ano terminou empatado por 0 a 0. Foi a estréia de Romário em partidas oficiais.

O primeiro semestre de 1995 consagrou Joel Santana com seu terceiro título carioca pelo segundo clube diferente. Havia sido campeão pelo Vasco em 1992 e 1993 e campeão baiano pelo Bahia em 1994, antes de montar o time que castigou o rival nos Fla-Flus.

"No jogo da final, o 3 a 1 do gol de barriga, foi um marketing muito grande, porque o Renato (Gaúcho) tinha um contrato com o Porcão (rede de churrascarias) e diziam que aquela barriguinha ele conseguia lá", conta Joel Santana.

Aqueles clássicos também tornaram famoso o zagueiro Lima, contratado do Sport, responsável pela marcação a Romário. Em quatro clássicos, Romário marcou apenas um gol, na final do gol de barriga.

"Eles tinham o time dos sonhos, e nós tínhamos um catado. O Ronald veio do Americano, o Lima veio do Sport Recife, o Márcio Costa veio em uma peneira que eu fiz no Bonsucesso, o Sorley veio do Coritiba, o Renato foi mandado embora do Atlético-MG. Esta é que é a verdade. O Leonardo veio nem lembro de onde", relembra Joel. "Eles (Flamengo) abriram nove pontos na frente, e nós viemos por trás e conquistamos o título", completou.


Ormuzd Alves/Folhapress
Em 1995, Fluminense levou vantagem em clássicos contra estrelado Flamengo


Joel Santana se orgulha de ter conquistado oito vezes, recorde compartilhado com Flávio Costa, dono de oito taças nos anos 40. Na verdade, Joel conquistou sete vezes o Estadual, mas montou o Vasco de 1987, dirigido por Sebastião Lazaroni na decisão contra o Flamengo.

"Naquele ano, jogamos seis vezes com o Flamengo. Ganhamos quatro e empatamos duas – contanto o Brasileirão, que disputamos o Fla-Flu lá em João Pessoa", relembra Joel Santana - na verdade, foram cinco clássicos, e o jogo do Brasileirão foi disputado em Campina Grande (PB).

Abaixo as fichas dos quatro Fla-Flus em que o Fluminense de Joel Santana castigou o Flamengo de Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO 0 x 0 FLUMINENSE

Data:
12 de fevereiro de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jorge Travassos (RJ)
Público: 98.907

FLAMENGO: Adriano, Charles, Jorge Luís, Agnaldo e Branco; Fabinho, Marquinhos, Fábio Baiano (Hugo) e Nélio (Mazinho Oliveira); Romário e Sávio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Paulo Paiva (João Luís) e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Luís Antônio; Leonardo e Ézio (Edinho).
Técnico: Joel Santana

FLUMINENSE 3 x 1 FLAMENGO

Data: 12 de março de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Sérgio Cristiano do Nascimento (SP)
Público: 49.975
Gols: Renato Gaúcho, aos 5 min; Jorge Luís, aos 23 min; Jorge Luís (contra), aos 40 min do 1º tempo; Leandro Silva, aos 44 min do 2º tempo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Márcio Costa e Lira; Cadu, Djair (Leandro Silva), Aílton e Rogerinho; Renato Gaúcho e Ézio.
Técnico:Joel Santana

FLAMENGO: Émerson, Fabinho, Jorge Luís, Agnaldo e Branco; Charles Guerreiro, Válber (Fábio Baiano), Marquinhos e Nélio (Hugo); Romário e Sávio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO 3 x 4 FLUMINENSE

Data:
30 de abril de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Cláudio Garcia (RJ)
Público: 41.119
Gols: Mazinho Oliveira, a 1 min; Ézio, aos 10 min; Sávio, aos 17 min; Renato Gaúcho, aos 23 min; Marquinhos, aos 32 min do 1º tempo; Rogerinho, aos 3 min; Rogerinho, aos 43 min do 2º tempo

FLAMENGO: Roger, Marcos Adriano, Jorge Luís, Gélson e Branco; Charles Guerreiro, Válber, Marquinhos e Mazinho Oliveira; Romário e Sávio (William).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Paulo Paiva e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Luís Henrique (Rogerinho); Renato e Ézio (Ânderson).
Técnico: Joel Santana

FLUMINENSE 3 x 2 FLAMENGO

Data:
25 de junho de 1995
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Léo Feldman (RJ)
Público: 109.204
Gols: Renato Gaúcho, aos 30 min; Leonardo, aos 42 min do 1º tempo; Romário, aos 26 min; Fabinho, aos 32 min; Renato Gaúcho, aos 41 min do 2º tempo

FLUMINENSE: Wéllerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Djair, Aílton e Rogerinho (Ézio); Renato Gaúcho e Leonardo (Cadu).
Técnico: Joel Santana

FLAMENGO: Roger, Marcos Adriano (Rodrigo), Jorge Luís, Gélson e Branco; Charles Guerreiro, Fabinho, Marquinhos e William (Mazinho Oliveira); Romário e Sávio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

1865 visitas - Fonte: Uol Esportes


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Boa forma de se começar uma sexta-feira 13! Se realmente isto saiu do site oficial do CRF, é inacreditável! Seria site do "florminense" ou do j.santana? Se não têm o que publicar, CALEM-SE!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu