Decisivo em momentos importantes, Benite assume protagonismo no Fla

13/3/2015 08:36

Decisivo em momentos importantes, Benite assume protagonismo no Fla

De olho no bicampeonato da Liga das Américas, ala-armador supera lesões, ganha espaço na equipe após punição a Marcelinho e praticamente dobra seus números

Decisivo em momentos importantes, Benite assume protagonismo no Fla
Benite espera ajudar o Flamengo no Final Four da Liga das Américas (Foto: Thales Soares)

Apontado como uma das maiores promessas do basquete nacional, Vitor Benite chegou ao Flamengo em 2012 para dividir com Marcelinho e Marquinhos o protagonismo de uma equipe formada para ganhar. De cara, o objetivo foi alcançado, o campeão do primeiro NBB se tornou tri e ao que parece não tem prazo para encerrar sua coleção de títulos. Mas o roteiro dessa série de sucesso e ainda sem data para terminar, que terá mais um episódio neste fim de semana, quando o atual campeão da Liga das Américas lutará pelo bicampeonato da competição diante de Bauru, Pioneros (MEX) e Peñarol (ARG), novamente no Maracanãzinho, não foi aquele que o ala-armador de 25 anos sonhava. É verdade que quase todos os capítulos finais dessa história até agora foram felizes e tiveram o dedo, ou melhor, a mão do camisa 8, mas sempre por caminhos tortuosos e com muito sacrifício.

Entre um capítulo e outro, Benite sofreu duas graves lesões: uma ruptura no músculo posterior da coxa direita e outra no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, essa com o ônus de uma ruptura no menisco lateral do mesmo joelho. Pior que a dor, foram os meses longe das quadras que o impediram de fazer aquilo que mais gosta. Mas todo drama tem os dois lados. Se o ruim deixou ele fora da decisão do NBB 5 contra o Uberlândia e de praticamente toda a temporada regular da edição seguinte, o bom foi recompensado com um retorno heroico na decisão do mesmo campeonato, diante do Paulistano, e títulos que entraram para a história do clube onde o jogador deu seus primeiros arremessos.



- Na primeira temporada sofri uma lesão no quinto jogo da semifinal e só não joguei a decisão. No ano seguinte a situação se inverteu. Joguei os três primeiros jogos, machuquei o joelho no terceiro quarto contra o Palmeiras e consegui me recuperar a tempo de jogar a final. Mas não foi uma decisão fácil. Quando ia voltar a treinar com bola, tive uma dengue e foram mais 15 dias de cama. Fiquei destruído, perdi peso e massa muscular. Só fiz meu primeiro treino com o time quatro dias antes da final, depois de 5 meses e meio parado. Tivemos uma reunião e decidimos que eu iria para o jogo. Joguei mais tempo do que esperava, marquei oito pontos, seis no último quarto, e acabei a partida com cem por cento de aproveitamento. Foi muito bom e deu muito mais certo do que todos nós imaginávamos - lembrou Benite.

Apesar de incomum, a situação citada pelo camisa 8 rubro-negro não chega a ser nenhuma novidade em sua carreira. Protagonista desde as categorias de base, o ala-armador enfrentou um desafio diferente ao retornar ao Flamengo, e, desde que desembarcou no Rio de Janeiro, teve que dividir os louros e os arremessos com Marquinhos, Marcelinho, Laprovittola, Herrmann e Olivinha. Na nova e dura realidade, os candidatos a heróis podem até ser muitos, mas não capazes de incomodar Benite ou tampouco diminuir sua importância para a equipe.

A matemática rubro-negra não mente e comprova essa tese, principalmente após o já superado desentendimento entre o então capitão Marcelinho e o técnico José Neto. Titular em cinco das seis últimas partidas do Flamengo no NBB, Benite praticamente duplicou seu tempo de quadra e, consequentemente, seus números nas estatísticas da competição. Se vindo do banco o camisa 8 jogava 21,7 minutos e anotava 11,7 pontos, 1,6 rebotes e 1,1 assistências por partida, começando os jogos desde o início ele aumentou suas médias para 31,5 minutos, 19 pontos, 3,5 rebotes e 1,8 assistências.


Com média de 19 pontos por partida no NBB e 11 na Liga das Américas, o ala-armador Vitor Benite tem sido um das principais armas ofensivas do Flamengo na atual temporada (Foto: Divulgação / Site oficial do Flamengo)

- Todo jogador espera por uma oportunidade e sempre me preparei muito para quando isso acontecesse. A gente nunca sabe quando ela vem e de que forma vem. Aconteceram algumas coisas que fogem do nosso controle, mas que são normais em um grupo que está há bastante tempo juntos. Mostrei que estava preparado e fiz minha parte. Esse momento vem sendo importante para mim porque estou podendo ajudar a equipe da melhor maneira possível. Principalmente porque tudo já foi superado - afirmou Benite.

Neste fim de semana, quando o Flamengo entrar em quadra para lutar pelo bicampeonato da Liga das Américas, Benite tem tudo para aumentar ainda mais essa conta. A primeira chance de elevar seus créditos será no sábado, às 20h15, contra o Pioneros, no Maracanãzinho, pela semifinal da competição. Caso a soma dos rubro-negros seja superior a dos mexicanos, o camisa 8 terá a chance de comprovar sua fama de jogador decisivo na final de domingo, contra o vencedor de Bauru e Peñarol, que fazem a outra semifinal, às 18h. As partidas serão transmitidas ao vivo pelo SporTV e terão cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com.

Com médias de 22, 3 minutos por jogo, 11 pontos, três rebotes e 2,2 assistências por partida na competição continental, Benite sabe que após um 2014 perfeito as atenções dos adversários estão todas voltadas para o Flamengo. Mesmo sob a pressão de repetir os feitos do ano passado, o jogador destaca uma evolução coletiva no momento mais importante da temporada até então e afirma que a equipe está pronta para seguir vencendo.

- A cada ano nossa tarefa vai ficando mais difícil. Como ganhamos tudo na temporada passada e somos o atual campeão, todos miram o Flamengo. Particularmente, acho que nosso principal desafio é se manter no topo. Quando se ganha muito os problemas acabam aparecendo. Estamos há bastante tempo juntos e é normal que às vezes o relacionamento sofra um desgaste. São nessas horas que os times campeões precisam se acertar e mostrar sua força, e acredito que estamos alcançando nosso melhor momento da temporada, tanto técnica como fisicamente, justamente às vésperas de mais uma decisão importante - explicou.

Alheio a preferência dos torcedores, que não escondem o desejo de ver mais uma final da Liga das Américas entre dois clubes brasileiros, Benite prefere não pensar no Bauru por enquanto e mira apenas o Pioneros. O motivo é simples:


Na fase de classificação e Cancún, o Flamengo foi derrotado pelo Pioneros de Quintana Roo (Foto: Fiba/Fernando Nunez )

- O adversário mais perigoso é sempre o próximo. Ainda mais no nosso caso, que vamos jogar dentro de casa, com muita tensão e diante de equipe que já nos venceu na competição. Temos que ter calma e não se desesperar nos momentos em que as coisas possam não dar certo. São muitas as situações que envolvem uma partida dessa importância, tão decisiva como uma final. Se passarmos, aí sim vamos torcer por uma final brasileira - explicou.

Além de mais uma temporada perfeita, Benite tem outro sonho bem vivo na cabeça: os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Sempre presente nas listas do argentino Rubén Magnano, o ala-armador acredita que está mais do que preparado para vestir a Amarelinha em uma competição de grande porte.
Mas como nos últimos tempos as decepções suplantaram as alegrias, o jogador prefere manter o foco no Flamengo e deixar as futuras convocações baterem à sua porta naturalmente.

- Acho que chegou minha hora, mas por já ter tido muitas decepções minha prioridade hoje é ajudar minha equipe a continuar ganhando títulos. Se a convocação vier, maravilhoso, mas se por acaso não acontecer não vou ficar sofrendo. Até porque sobra para meus pais, que acabam tendo que me aturar (risos) - disse.

740 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu