20/3/2013 18:56
Elias elogia método europeu de Jorginho, mas pede sacrifício por marcação no meio de campo
Tão logo entrou na sala de imprensa para a sua entrevista coletiva, o volante Elias fez questão de, antes de responder a qualquer pergunta, agradecer ao técnico Dorival Júnior pelo breve tempo em que trabalharam juntos. Segundo o volante, o ex-treinador ajudou em sua readaptação ao futebol brasileiro. Logo em seguida, porém, Elias apontou a diferença entre Dorival e Jorginho: o estilo de treinamento, mais curto e intenso. E o jogador foi além: garantiu que o novo técnico bebe de fontes europeias para pôr sua metodologia em prática.
"Mudou um pouco. O Jorginho tem um método que se assemelha muito com a Europa. Um trabalho mais curto, com mais intensidade. É um treino rápido, curto, do jeito que a gente gosta", afirmou Elias.
De fato, Jorginho passou por estágios recentes em nada menos do que em dois dos mais famosos clubes do mundo: Barcelona e Real Madrid. Nos rivais espanhois, o técnico absorveu um pouco da filosofia dos trabalhos de Tito Villanova, do Barça, e de José Mourinho, técnico dos merengues. O aprendizado do novo treinador no continente europeu foi motivo de destaque no site oficial do clube tão logo Jorginho foi confirmado no cargo.
Talvez inspirados pelas ideias do Velho Continente, o novo comandante tem escalado o Flamengo no 4-2-3-1 e, com isso, Elias passa a ter uma função que exige maior sacrifício na marcação. Ao seu lado, terá apenas Renato. No 4-3-3 de Dorival, o camisa 8 jogava ao lado de Ibson com um volante fixo - geralmente Cáceres - postado em frente à zaga rubro-negra. Apesar de ter de ficar mais recuado, Elias até consegue enxergar benefícios no esquema preferido de Jorginho, mas pede ajuda dos companheiros.
"Esse 4-2-3-1 dá mais chegada ao ataque. Certamente dá responsabilidade para quem joga aberto, o famoso ponta, tem de voltar. A gente jogava com um volante centralizado e hoje não tem nenhum, vamos ter de contar com o apoio do pessoal", disse Elias.
Perguntado se o novo sistema tático do Flamengo remete um pouco ao utilizado pelo técnico Cuca no Atlético-MG, o volante até concordou, mas fez uma ressalva em um ponto que o atinge diretamente.
"É bem parecido, mas a gente não tem aquele Pierre que marca para todo mundo. Ou eu ou o Renato teremos de nos adaptar", garantiu Elias.
Após o treinamento na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, o elenco rubro-negro volta a treinar nesta quinta-feira, também pela manhã no CT. A estreia de Jorginho no comando do time será no próximo sábado, contra o Boavista, às 18h30, no Engenhão.
1034 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- ADEUS? Futuro de Bruno Spindel no Flamengo é discutido por BAP e Boto
- REFORÇO INTERNO! Flamengo se reunirá com psicólogo ex-Botafogo para jogadores
- VIROU NOVELA! Cruzeiro deve fazer nova proposta por Fabrício Bruno ao Flamengo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -