21/3/2013 11:09
Com Jorginho, CE10 deve atuar em posição que lembra auge da carreira
Atleta viveu melhor momento no futebol com espaço para arrancadas em diagonal e jogadas de aproximação. Novo treinador já o escala como titular
Armador pela esquerda, pela direita, atacante de lado de campo, ponta bem aberto e até camisa 10. Carlos Eduardo tem seis anos de carreira, mas já atuou por quase todas as posições do meio-campo para a frente. Por onde passou, agradou. No Flamengo, ainda não. Maior revelação do Grêmio desde Ronaldinho, de acordo com boa parte da imprensa gaúcha, um dos principais jogadores da história do Hoffenheim, da Alemanha, e com passagens pela Seleção com Dunga e Mano Menezes, o meia-atacante ainda busca seu espaço na Gávea. Literalmente, como deixa evidente a pergunta que passa pela cabeça dos torcedores: onde escalá-lo?
Nas três partidas em que foi titular sob o comando de Dorival Júnior, CE10 atuou bem aberto pela esquerda, no esquema 4-3-3, em linha que tinha ainda Hernane centralizado e Rafinha pela direita. O posicionamento o limitava, basicamente, a ações naquele setor do campo, o que, somado à condição física ainda abaixo do ideal, resultou em atuações sem brilho e questionamentos do torcedor. Prestes a iniciar um novo ciclo com Jorginho, Carlos Eduardo falou com o GLOBOESPORTE.COM sobre onde se sente mais à vontade e relacionou sua produtividade a um ponto em especial: liberdade para movimentação.
- No Grêmio e no Hoffenheim, eu jogava livre para rodar o campo todo. Sou um jogador que gosta de partir para cima. Então, gosto de ficar pelo lado do campo para ter mais espaços para avançar e bater em gol, o fazer um-dois... Por ali, dá para receber a bola mais livre.
A declaração do camisa 10 do Flamengo vai ao encontro de análises de quem conviveu com ele nos melhores momentos de sua carreira, justamente no Rio Grande do Sul e na Alemanha. Revelado em 2007, Cadu, como era conhecido na época, foi um dos principais jogadores do time que levou o Grêmio ao vice-campeonato da Copa Libertadores da América. Na ocasião, formava dupla de ataque com Tuta, atuando pelo lado esquerdo no 4-4-2, mas não tão aberto nem com função de fazer jogadas de linha de fundo como na formação apresentada por Dorival.
No Grêmio, parceria com Lúcio e atuações como armador
Veloz e habilidoso, o meia se destacou por tabelas que permitiam com que o lateral-esquerdo Lúcio fosse o responsável por avanços até a linha de fundo, enquanto ele fazia mais arrancadas em diagonal em busca de espaços para arremates e assistências. Essa característica ficava ainda mais latente diante da opção de Mano Menezes de colocá-lo na vaga de Tcheco, para formar a dupla de armadores com Diego Souza.
- O Grêmio fazia de tudo por ali (pela esquerda), e o Carlos Eduardo era um atacante de muita movimentação. Recuava, marcava, entrava partindo para o meio, arrematava. Era um jogador muito disciplinado. Em alguns momentos, o Mano tirava o Tcheco e o puxava mais para armador. O lado esquerdo que formava com o Lúcio era muito forte, tanto que é lembrado até hoje, mas ele nunca foi um ponta. Era mais uma função de articulação. Sempre foi um guri muito batalhador – definiu o repórter Diogo Olivier, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre.
O destaque na competição continental foi tanto que europeus como Porto, Benfica e Hoffenheim fizeram propostas pelo jogador, que optou pelo desconhecido clube da Segunda Divisão alemã. Escolha surpreendente, mas que não foi capaz de fazer com que Carlos Eduardo sumisse no mapa do futebol. Apesar de ter apenas 20 anos na época, ele se tornou rapidamente o destaque absoluto da equipe, que ascendeu de imediato à Bundesliga.
3723 visitas - Fonte: -
VEJA TAMBÉM
- ADEUS? Futuro de Bruno Spindel no Flamengo é discutido por BAP e Boto
- REFORÇO INTERNO! Flamengo se reunirá com psicólogo ex-Botafogo para jogadores
- VIROU NOVELA! Cruzeiro deve fazer nova proposta por Fabrício Bruno ao Flamengo
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -