Faltando duas semanas para o fechamento da janela de transferências de jogadores vindos do exterior, o Flamengo observa com atenção a Liga dos Campeões da Ásia de olho na possibilidade de mais uma investida para ter Walter Montillo de imediato. O Shandong Luneng, clube do apoiador, recebe o Kashiwa Reysol, do Japão, na próxima quarta-feira, e pode ser eliminado precocemente da competição mais importante da temporada, antecipando uma liberação inicialmente vista com otimismo para o meio do ano. As informações que chegam dos chineses, entretanto, não são animadoras.
Representante do Shandong no Brasil, o empresário Joseph Lee reforçou que não há intenção de se desfazer de Montillo antes do término do contrato, em meado de 2016, e demonstrou até certo desconforto com a insistência do Flamengo. Os contatos, por sua vez, continuam, e o empresário do meia, Sergio Irigoitia, está na China para entrar em ação caso os clubes entrem em consenso.
- O Flamengo tem que buscar uma parceria com o clube chinês para crescerem juntos, e não ficar tentando tirar o jogador toda hora. O Shandong já falou que não vai liberar, o Montillo não é negociável. Ele está feliz e treinando para um jogo muito importante - disse Lee ao GloboEsporte.com.
Já Irigoitia reforçou o acordo entre Montillo e o Flamengo, firmado no início do ano, durante passagem do Shandong pelo Rio de Janeiro. O desfecho positivo, por outro lado, está nas mãos dos clubes.
- Não perdemos a esperança, mas é um tema que deve ser definido entre o Shandong e o Flamengo. A nossa parte (após a liberação) é muito fácil.
Em declarações, a diretoria do Flamengo segue sem ir além do desejo já manifestado pelo jogador, mas monitora de perto toda situação. O prazo de uma semana entre a partida que pode decretar a eliminação do Shandong da Liga Asiática e o fechamento da janela de transferências é visto internamente como suficiente para resolver todos os trâmites burocráticos do caso.
Informações vindas da China dão conta de que até a própria comissão técnica já resignou-se de que não é salutar manter Montillo infeliz no país após uma queda na disputa mais importante da temporada. O grande problema segue sendo o processo de convencimento da diretoria chinesa, que passa diretamente pelo diálogo intermediado por Joseph Lee.
Montillo esteve em campo em seis dos últimos sete jogos do Shandong, sendo titular em cinco. Após ser desfalque na primeira rodada do Campeonato Chinês, voltou a ser importante para a equipe, com dois gols nos jogos mais recentes, e é figura determinante na tentativa de sobrevida na Liga Asiática. Com três pontos em três jogos, a equipe será eliminada se perder para o Kashiwa Reyson em casa, e o líder Jeonbuk, da Coreia do Sul, vencer os vietnamitas do Binh Duong, que estão na lanterna.
Caso não consiga a liberação de Montillo até o próximo dia 16, o Flamengo só poderia conta com o jogador a partir da 14ª rodada do Brasileirão, após nova investida no meio do ano, uma vez que a janela de transferência no Brasil só reabre no dia 14 de julho.
Comentários do Facebook -