A uma vitória da final, Fla faz das bolas de três sua arma para bater o Limeira

14/5/2015 08:18

A uma vitória da final, Fla faz das bolas de três sua arma para bater o Limeira

Com 23 chutes de longa distância em 46 tentados e um aproveitamento de 50% nas semifinais, atual bicampeão do NBB espera manter a pontaria no jogo 3, nesta terça

A uma vitória da final, Fla faz das bolas de três sua arma para bater o Limeira
Laprovittola (à dir.), Marquinhos (ao centro) e Herrmann têm sido importantes nas bolas de três (Foto: Marcello Pires)

Vinte três bolas convertidas em 46 tentadas. Em qualquer outro fundamento do basquete esse aproveitamento seria considerado apenas regular, mas quando os 50% de acerto são nos arremessos de três pontos esses números passam a ter uma enorme relevância. O Flamengo provou isso na prática. Responsável por essa estatística nos dois primeiros jogos das semifinais, a equipe rubro-negra bateu o Limeira duas vezes fora de casa, reverteu o mando de quadra e só precisa de mais uma vitória nesta quinta-feira, às 20h30, no ginásio do Tijuca, para despachar o time paulista e avançar à sua quinta final de NBB em sete edições da competição. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em tempo real do GloboEsporte.com.

Embora os números das semifinais chamem atenção, a pontaria afiada do Flamengo nos chutes de longa distância não chega a ser uma surpresa. Afinal, talvez nenhum outro dos 16 treinadores que comandam suas equipes no NBB tenha à sua disposição tantos especialistas no assunto como José Neto tem. Além de Marcelinho, atual bicampeão do Torneio de 3 pontos do fim de semana do Jogo das Estrelas, o comandante rubro-negro ainda conta com Marquinhos, Laprovittola, Benite, Herrmann e Olivinha.

O treinador rubro-negro não esconde de ninguém que as bolas de três pontos são uma das principais armas ofensivas do Flamengo na temporada. No entanto, ele afirma que o excesso número de arremessos e o ótimo aproveitamento nos dois primeiros jogos contra Limeira foram circunstanciais.

- Nosso time tem essa característica. Quando acabou a fase de classificação eu fiz um levantamento e percebi que tínhamos o melhor aproveitamento nas boas de três pontos. Treinamos muito esses movimentos para criarmos essas situações. Contra o Limeira, no último jogo principalmente, foi uma condição que nós encontramos para responder a maneira como eles defenderam. Eles priorizaram em neutralizar o nosso jogo de pick and roll, e nós conseguimos sair bem dessa situação dando sempre um passe a mais, o que talvez nós não tenhamos conseguido fazer durante toda a fase de classificação. Mas ficou muito claro que foi uma condição para aquele jogo - afirmou José Neto.

Responsáveis por seis arremessos certos em nove tentados no jogo 2, Marquinhos mais uma vez foi o destaque da equipe do Flamengo. Com uma visão um pouco diferente de seu treinador, o capitão rubro-negro deixa claro que nada está definido, destaca a qualidade do rival e alerta que uma derrota em casa pode por mudar o panorama da série.

- O segundo jogo foi atípico. Eles começaram muito mal, nos deram muitas chances e nós aproveitamos. Mas sabemos que nada está resolvido e não podemos relaxar. Temos que entrar no jogo desta quinta focado e determinado a fechar a série. A pressão agora está toda do nosso lado, pois sabemos que se eles nos vencerem aqui voltarão para Limeira com muita moral. Não podemos dar chance deles se recuperarem - alertou o camisa 11.

Se o Flamengo teve um desempenho acima da média nos dois primeiros jogos, principalmente nos chutes de longa distância, os jogadores do time paulista reconhecem que o Limeira não foi nem de longe a equipe que surpreendeu e terminou a fase de classificação com a segunda melhor campanha entre as 16 equipes.


Teichmann reconhece que o Limeira não repetiu contra o Flamengo o desempenho da fase regular (Foto: JB Anthero/lnb)

- É a hora de nos basear no que fizemos o ano inteiro. Sempre atacamos bem, marcamos bem e esse será um grande teste para nós. Estamos aqui para ser testados, viemos para a quadra para jogar. Nossa ambição é ganhar os jogos no Rio. Acredito que ainda não estamos jogando no máximo do nosso potencial, muito por mérito do Flamengo. Mas ainda temos chances, eles precisam vencer mais uma pra fechar, por isso precisamos ganhar as duas - analisou o ala-pivô Guilherme Teichmann.

O problema do time paulista é que o argentino Nicolas Laprovittola a cada partida se parece mais com o jogador que conduziu o Flamengo a todos os títulos da temporada passada. Uma das armas de José Neto para fechar a série nesta quinta, o camisa 7 da Gávea reconheceu a irregularidade da equipe ao longo do ano e relacionou o bom desempenho nos arremessos de três a maneira como o time vem jogando.

- Essa temporada foi bem diferente. No intervalo do jogo do título do Mundial contra o Maccabi até o início da Liga das Américas acredito que nós relaxamos um pouco, achamos que tudo seria fácil e faltava motivação. Reencontramos o foco na Liga das Américas, chegamos pela segunda temporada seguida no Final Four, mas nem sempre se ganha. O San Antonio Spurs venceu o Miami nas finais da temporada passada e foi eliminado no primeiro round dos playoffs desta vez. Nos playoffs, acho que todos estão mais focados, nossa defesa está mais forte e todos estão ajudando demais. É todo o Flamengo que está funcionando bem, estamos jogando como um time e temos que continuar assim, não deixar que só o Marquinhos jogue ou só eu jogue. Ganhamos muitas coisas como um time e temos que continuar assim. Acredito muito no aproveitamento nas bolas de três quando nosso time toma boas decisões e chuta na hora certa, sem forçar o ataque. Quando isso acontece nós temos um aproveitamento muito bom. Nossa bola de três pontos é uma arma muito importante, mas quando chutamos equilibrados - explicou.



A diretoria do Flamengo promete novidades para o jogo desta quinta-feira. Depois de repaginar o ginásio do Tijuca com uma iluminação toda nova e mais moderna, parecida com a que é usada no Maracanã, os torcedores rubro-negros terão mais surpresas no jogo 3 das semifinais diante do Limeira. Além de um telão que transmitirá o jogo ao vivo e momentos importantes da temporada nos intervalos, 13 banners com a foto de cada jogador e do técnico José Neto serão exibidos na apresentação da equipe.



Jogo 4* - 16/05 (sábado), às 21h30, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) - SporTV
Jogo 5* - 19/05 (terça-feira), às 21h30 horas, no Vô Lucato, em Limeira (SP) - SporTV

*Se necessário

726 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo
- Gabigol agradece torcida do Flamengo e celebra retorno ao clube




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu